Projeto Recomeça Paraná em Ortigueira

 Projeto Recomeça Paraná em Ortigueira

O Projeto “RECOMEÇA PARANÁ”, tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a qualificação profissional auxiliando a retomada da economia paranaense com a geração de emprego e renda.
Por meio do Termo de Cooperação Técnica entre SEJUF e SEBRAE, o Projeto tem como público-alvo, famílias vulneráveis do Estado. Tais famílias poderão fazer a inscrição e participar dos cursos que serão disponibilizados gratuitamente e de forma on-line.

O material didático e pedagógico ficará a cargo do SEBRAE e serão compostos da seguinte forma:
1. Vídeos curtos com especialistas falando sobre os temas relacionados;
2. Conteúdos objetivos, com dicas práticas e de qualidade;
3. Demonstração de casos e exemplos vivenciados na jornada do empreendedor;
4. Comunicação clara, simples e com recursos de legenda nos vídeos.
✔Os cursos serão na área de empreendedorismo, gestão e desenvolvimento. Serão ministrados em três módulos, cada qual com as disciplinas e cargas horárias especificadas .
Como forma de incentivo do Governo do Paraná, cada participante receberá uma bolsa auxílio no valor de R$300,00 (trezentos reais), ao final de cada um dos Módulos, mediante relatório de conclusão, totalizando dessa forma, R$900,00 por aluno no caso de finalização dos três módulos.

Para recebimento da bolsa os participantes deverão abrir e/ou manter conta bancária no Banco do Brasil para recebimento do auxílio financeiro.
Para participar, os indivíduos deverão preencher os seguintes critérios:
1. Ser residente e domiciliado no Estado do Paraná;
2. Ser membro de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com cadastro atualizado nos últimos 24 (vinte e quatro) meses;
3. Possuir renda familiar mensal per capita, declarada no CadÚnico, de até 1/2 (meio) salário mínimo nacional;
4. Possuir 18 (dezoito) anos completos; e
5. Possuir perfil empreendedor.
Entende-se como indivíduo com perfil empreendedor, aquele que:
1. Atua na produção de bens para comercialização ou na prestação de serviços de forma autônoma, ou possui interesse em iniciar esta atuação;
2. Está organizado como empreendimento individual ou coletivo, formal ou informal, em caráter temporário ou permanente, ou possui interesse em iniciar esta organização.

Os interessados em participar da Ação Recomeça Paraná deverão dirigir-se à Agência do Trabalhador de Ortigueira, munido dos seguintes documentos, que comprovem o atendimento dos critérios:
I – Carteira de Identidade/Registro Geral (RG);
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III – Comprovante de residência e domicílio no Estado do Paraná;
IV – Folha-resumo do CadÚnico devidamente atualizada nos últimos 24 (vinte e quatro) meses; e
V – Comprovante de conta corrente ativa no Banco do Brasil em sua titularidade, para viabilização do recebimento do incentivo financeiro.

Excepcionalmente para essa primeira etapa de inscrições de 2021, o prazo é de 07 a 08 de dezembro e o primeiro módulo deve ser concluído no prazo máximo de até 15 de dezembro. Somente nesse caso os alunos receberão o valor da primeira parcela entre o dia 17 a 23 de dezembro ainda desse ano. Tais prazos devem-se ao calendário de fechamento fiscal do ano de 2021 para as contas públicas do Estado.
O número de vagas ofertadas para a Ação Recomeça Paraná será de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.

Interessados devem entrar em contato com:
Agência do Trabalhador
Onde Avenida Brasil, 1149, Centro
Quando 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Contatos (42) 3277-2092 e (42) 99103-2791

Outras notícias