Projeto Mercadinho do 3º ano da Escola Municipal de Califórnia

 Projeto Mercadinho do 3º ano da Escola Municipal de Califórnia

As professoras da Escola Municipal Califórnia, Diana Andrade (3º ano C) e Eduarda (3º ano D), desenvolveram o Projeto Mercadinho, que surgiu com o intuito de trabalhar a matemática, mais especificamente o sistema monetário, de forma prática e atrativa. Primeiramente, foram desenvolvidas atividades na sala de aula sobre o Sistema Monetário Brasileiro. A preparação para a realização do “mercadinho” contou com a seleção de embalagens vazias de produtos utilizadas nas residências dos alunos, listagens dos nomes dos produtos selecionados que comporiam o ”mercadinho”; a organização e disposição dos produtos no local (sessões), conferência da data de validade dos produtos, e pesquisa de preços. Posteriormente, as embalagens foram etiquetadas para integrarem o cenário do “mercadinho” que foi composto numa sala de uso coletivo pela escola.
Ao simular o mercadinho, os alunos puderam calcular para fazer as compras de casa, conferir o troco, realizar soma dos produtos, reconhecer rótulos para ver se estavam dentro do prazo de validade, entre outros. Todos realizaram suas compras e os alunos se revezaram entre compradores e vendedores. A partir de desafios e brincadeiras os alunos constroem seus conhecimentos.
O lúdico permite o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos como o raciocínio lógico, atenção, concentração, reflexão. Quando os alunos participam de atividades lúdicas desenvolvem a linguagem, a interação com os demais colegas de classe, a criticidade, e a confiança em si. Permite também o entendimento de conceitos matemáticos mais complexos.
Todas as atividades foram realizadas seguindo todos os protocolos de biossegurança contra a COVID-19.

Outras notícias