Programa Klabin Semeando Educação promoveu live para homenagear os professores

 Programa Klabin Semeando Educação promoveu live para homenagear os professores

Mostrando a importância da escola e dos professores em acolher os alunos, para promover uma educação mais humana e inclusiva e valorizando a diversidade, o Programa Klabin Semeando Educação escolheu como tema de sua 4° live: “Escola que acolhe: currículo que humaniza” , um presente aos professores que tem no dia 15 de outubro uma data exclusiva para celebrar a meritocracia dessa profissão.

Com a presença da escritora e contadora de histórias, Kiara Terra e do professor, doutor da Unicamp e especialista em educação, César Nunes, o encontro virtual discutiu o desafio da volta às aulas presenciais e mostrou como a escola deve ser um ambiente de acolhimento, inclusão e oportunidades, um espaço para garantir direitos e entender a diversidade, debater racismo, bullying, família, inteligência emocional, e as diferenças de aprendizagem. “Todos nós temos o direito à educação, uma boa alimentação, integridade física, e de sermos aceitos e valorizados pelo que há de diferente em nós, pela sociedade, família e escola”, afirmou Kiara.

Os convidados, Kiara e César, acreditam que a escola é o lugar mais potente para realizar mudanças necessárias, e iniciativas como o Programa Klabin Semeando Educação contribuem com esse objetivo. “Precisamos voltar, recuperar a escola neste momento em que todos perderam. Uma relação humanizada é uma relação dos alunos com seus professores. Quando a escola acolhe o aluno, ele cria laços com a escola. A escola é capaz de mudar a vida das crianças”, explicou César Nunes.

Ainda sobre o papel de acolhimento da escola, Nunes, enfatizou que o momento exige bom senso para ter clareza do que deve ser feito. Como formador de professores no curso de Pedagogia da Unicamp, lembrou que é preciso estudar para entender a educação e a escola e enumerou três passos para ser um professor consciente de seu papel: a razão para entender o momento atual da escola, o sentimento e educação afetiva, e a relação dos professores, e da equipe pedagógica consigo própria, para fortalecer uma gestão pedagógica humana. “É preciso que todos estejam sempre juntos para buscar e fortalecer uma dimensão pedagógica humanista”, complementa.

Em vídeo especial para live, Uilson Paiva reiterou esse pensamento. O gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin explicou a importância do Programa Klabin Semeando Educação na superação dos desafios da educação. “A questão das diferenças, da diversidade e da diversidade de aprendizado, tudo isso se torna ainda mais concreto para o ambiente da escola e é por este motivo que a gente quer que este projeto, com a ajuda de todos vocês, possa contribuir para dar um salto de qualidade na educação de nosso país e na formação de nossos jovens. São objetivos que fazem parte dos ODS da ONU e dos objetivos da Klabin (KODS)”, disse.

Para acessar a live, clique no link: www.youtube.com/watch?v=KretPnzRQgE&t=6752s&ab_channel=KlabinS.A.

Outras notícias