Programa “De Bem Comigo” entrega quase 32 mil kits de higiene íntima em um ano

 Programa “De Bem Comigo” entrega quase 32 mil kits de higiene íntima em um ano

Lançado há exatamente um ano, o Programa de Bem Comigo já distribuiu 31.804 kits com produtos para a higiene íntima. Mulheres e adolescentes em idade menstrual recebem gratuitamente dois pacotes de absorventes (com e sem abas), um sabonete em barra, um sabonete líquido e um desodorante antitranspirante.

Os kits são entregues nas escolas estaduais, Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Escola da Gestante e para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou em situação de rua e detentas do sistema prisional.

Com o investimento inicial de cerca de R$ 500 mil do caixa próprio do Município, o Programa “De Bem Comigo” é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Assistência Social com apoio da Câmara de Vereadores, através da procuradoria da Mulher. “A partir de uma indicação da vereadora e presidente da Procuradoria da Mulher do legislativo, Jossuela Pirelli, o projeto foi formatado junto com o Executivo e contou com o apoio dos demais vereadores. Hoje está consolidado como um programa de grande alcance social o que garante a sua continuidade e expansão com total apoio da gestão municipal”, avalia o prefeito Junior da Femac.

Autora da proposta do programa, Jossuela Pirelli é porta-voz dos planos de ampliação do público beneficiado. “Vamos ampliar a entrega de kits para as feirantes da economia solidária, grupos conviver, ONGs do Conselho de Assistência Social e as escolas municipais. A importância desse projeto está na valorização das mulheres que mais necessitam no nosso município. “De Bem Comigo” já está proporcionando dignidade para milhares de apucaranenses e queremos, junto com a gestão municipal, estender o seu alcance cada vez mais”, afirma Jossuela.

Fernanda Ribeiro dos Santos, uma das beneficiadas com o kit higiene via CRAS, diz que economia que a família consegue com o recebimento dos produtos, em especial os absorventes, é revertida em custear outras necessidades. “Ajuda bastante e minha sugestão é que o programa também atenda as escolas da rede municipal, onde tenho uma filha estudando. Isso ajudaria ainda mais no nosso orçamento”, diz Fernanda.

A secretária da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, define o Kit “De Bem Comigo” como de “extrema importância na nossa cidade. Mais que um Kit é a

demonstração de cuidado, proteção, valorização da mulher apucaranense. Trata-se de uma ação que demonstra o valor que a gestão Junior da Femac e Paulo dá para as mulheres em todas as idades.”

“O programa é muito importante e também representa um avanço significativo. É triste saber que mulheres ficavam sem esses produtos básicos todos os meses. Fico feliz que essa necessidade está sendo assistida, melhorando a vida e dano dignidade para muitas apucaranenses”, avalia a filha do prefeito Junior da Femac, Luisa Martins, que, aos 17 anos, acompanhou a distribuição dos primeiros kits.

Outras notícias