Prefeitura e IDR de Ivaiporã incentivam produção e comercialização de orgânicos

 Prefeitura e IDR de Ivaiporã incentivam produção e comercialização de orgânicos

Seguindo uma das ações do plano de trabalho integrado entre o Departamento Municipal de Agricultura e o escritório do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) de Ivaiporã, foram realizadas 6 visitas técnicas a famílias de agricultores em várias comunidades rurais do município, nos dias 9 e 16 de fevereiro.

Participaram a diretora do Departamento Municipal de Agricultura, Estela Zanetti, e os engenheiros agrônomos Gil Garibe, Paulo Lizarelli, José Carvalho e Manoela Miró.

Os principais objetivos das visitas foram conhecer melhor os agricultores e as áreas produtivas com hortaliças e frutas – dentre aqueles que participaram de uma capacitação de agricultura orgânica realizada pela Prefeitura, em 2021, para verificar as principais aplicações práticas e dificuldades na conversão das hortas e pomares para o sistema orgânico de manejo.

Perseguindo a meta de incentivo para a produção e comercialização de orgânicos em Ivaiporã, os técnicos também informaram a respeito do projeto Feira Livre dos Produtores a ser realizada semanalmente a partir do 2º semestre deste ano e também sobre o programa Paraná Mais Orgânico da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Trata-se de um projeto que apoia a certificação orgânica subsidiada pelo Governo do Estado para agricultores e agroindústrias familiares.

Os interessados na Feira de Produtores devem entrar em contato com o Departamento Municipal de Agricultura pelo (43) 3472-2130 e sobre certificação de orgânicos no IDR-Paraná pelo (43) 3472-2502.

Outras notícias