Prefeitura de Ivaiporã estabelece plano para atender população em vulnerabilidade social durante frente fria

 Prefeitura de Ivaiporã estabelece plano para atender população em vulnerabilidade social durante frente fria

A Prefeitura de Ivaiporã se mobiliza, por intermédio do Departamento de Assistência Social, para atender as famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social, durante a passagem de uma frente fria pelo Estado. O objetivo é agir de forma preventiva e reforçar os cuidados com a população mais carente.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a frente fria seguirá o padrão do inverno do Estado. Entre quarta-feira e sábado, 28 a 31 de julho, a temperatura mínima irá variar entre -1°C e 4°C e a máxima entre 12°C e 17°C em Ivaiporã.

A diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss, informou que, em caso de necessidade, será prestado auxílio com a denominada Ação Noite Fria, desenvolvida entre quarta e sexta-feira (28, 29 e 30 de julho). Se as temperaturas se mantiver baixas – além do prazo previsto, a ajuda será prolongada.

Flávia Kuss explicou que será feita sopa de legumes no Centro da Juventude, doada manta e oferecido agasalho às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, e prestado auxílio aos 3 moradores de rua. No que se refere à Casa de Passagem, que dispõe de 10 acomodações, está à disposição daqueles que eventualmente precisem pernoitar.

“A equipe do Departamento de Assistência Social também fará ronda à noite e durante a madrugada como forma de prevenção. Aos 3 moradores de rua foi disponibilizada a Casa de Passagem. Mas eles preferem dormir em determinados pontos da cidade. No entanto, iremos insistir – embora prefiram dormir nas ruas, porque ingerem bebida alcoólica e não querem seguir as regras estabelecidas na Casa de Passagem”, informou Flávia Kuss.

A Prefeitura também oferece o Serviço de Abordagem Social, disponibilizando o telefone (43) 98426-1196 por meio do qual a população poderá informar caso perceba alguém em situação de rua. Segundo Flávia Kuss, a população poderá ligar a cobrar.

Na noite da terça-feira, 27 de julho, Flávia Kuss atendeu 1 família indígena que estava no Terminal Rodoviário e 2 senhores que se encontravam em frente à Paróquia Espírito Santo e na Praça Manoel Teodoro da Rocha. Os casos foram informados pela população por meio do Serviço de Abordagem Social. Mas os abordados, aos quais foram entregues mantas, se recusaram dormir na Casa de Passagem.

A Ação Noite Fria conta com a colaboração de instituições, igrejas, empresas e voluntários na entrega da sopa de legumes, manta e agasalho.

Nota

A Defesa Civil do Paraná emitiu nota esclarecendo que não há necessidade de pânico. O monitoramento feito diariamente pelo órgão indica que as temperaturas serão semelhantes aos invernos anteriores.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias