Prefeitura de Ivaiporã adota Portaria 2.048 do Ministério da Saúde para atender pacientes conforme classificação de risco

 Prefeitura de Ivaiporã adota Portaria 2.048 do Ministério da Saúde para atender pacientes conforme classificação de risco

A Portaria 2.048/2002 (Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência) do Ministério da Saúde propõe a implantação de Triagem Classificatória de Risco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Prefeitura de Ivaiporã segue a recomendação adotando o Protocolo de Manchester, que inclui as cores vermelha, amarela, verde e azul.

Com o Protocolo de Manchester o profissional de saúde prioriza os atendimentos de acordo com a classificação de risco – especialmente quando se tratar de urgência e emergência, levando em consideração os sintomas relatados pelo paciente. Os sintomas são inseridos em um sistema, que gera a cor correspondente à classificação de risco.

Vermelho (Urgência): Parada cardiorrespiratória; coma; traumatismo crânio encefálico grave; insuficiência respiratória; crise convulsiva; politraumatizado grave; acidente vascular encefálico; e infarto agudo do miocárdio.

Amarelo (Emergência): Alterações súbitas de comportamento; agitação; confusão mental e desmaios; crise asmática moderada; intoxicação; febre (acima de 40 graus); luxação; entorse; e acidentes por animais peçonhentos (moderado e leve).

Verde (Pouco Urgente): Pessoas acima de 60 anos; gestantes ou deficientes físicos sem sinais clínicos de alarme; dor de cabeça leve ou moderada em outras partes do corpo; abscesso; vômito e diarreia sem sinais de desidratação; e alteração do nível consciência.

Azul (Casos Leves): Situações sem risco de vida; tosse crônica sem sintomas associados; e condições que devem ser encaminhadas à UBS, tais como renovação de receita e encaminhamento ao especialista.

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, explicou que um dos objetivos da Portaria 2.048/2002 é consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) refletindo na forma e no resultado do atendimento do usuário do SUS. “A meta é garantir o melhor acesso aos serviços de urgência e emergência; humanizar o atendimento; e oferecer um atendimento rápido”, acrescentou Cristiane Pantaleão.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias