Prefeitura de Ivaiporã adere à campanha #ParanáMaisLimpo para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente
A Prefeitura de Ivaiporã aderiu à campanha #ParanáMaisLimpo, que faz parte das ações em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5. A campanha é desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT), que mobilizam os 399 municípios e estimulam a população a postar na internet o antes e o depois de uma limpeza – respeitando as normas sanitárias contra Covid-19.
Os 399 municípios do Paraná são estimulados a fazer o recolhimento de resíduo e postar fotos de como o local era e como ficou, usando a hashtag #ParanáMaisLimpo. “O ser humano é maior causador de resíduos e precisamos minimizar os impactos causados no meio ambiente”, afirmou o secretário de Estado da Sedest, Márcio Nunes.
Depois de cumprir o desafio, basta tirar uma foto ou selfie da mesma área e postar nas redes sociais com #ParanáMaisLimpo. É possível postar no Facebook, Instagram e LinkedIn. Também são permitidas postagens de desenhos feitos por crianças, a fim de promover a consciência ambiental.
Segundo o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, estimular os municípios e a população a realizar pequenas atitudes faz parte da política de educação ambiental da Sedest.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã, Denise Kusminski, defendeu a participação da população para eliminar focos do Aedes aegypti – mosquito causador de doenças como a dengue, zica e chikungunya e o envolvimento das crianças na confecção de desenhos para estimular a educação ambiental. “Tirem fotos antes e depois da limpeza, e postem nas redes sociais #ParanáMaisLimpo. Vamos mostrar que Ivaiporã preserva o meio ambiente”, sugeriu Denise Kusminski.
Nesta quarta-feira, dia 2 de junho, as equipes do Departamento de Meio Ambiente e Serviços Urbanos limparam várias áreas da cidade, onde a população jogou lixo – especialmente doméstico. Na Bica D’Água, por exemplo, a quantidade de lixo orgânico e reciclável assustou as equipes. “É lamentável! Estamos à disposição da população 24 horas. Se não sabe o que fazer com uma grande quantidade de lixo orgânico, ligue para o Departamento de Meio Ambiente [3472-2620]. Em seguira, iremos recolher. Não justifica cometer crime ambiental – principalmente à beira da Bacia do Pindauvinha”.
O prefeito interino Marcelo Reis parabenizou as equipes do Meio Ambiente pelo trabalho desenvolvido na área central, vilas e bairros e pela competência na execução.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima