Prefeitura de Faxinal alerta população para epidemia de dengue no município

 Prefeitura de Faxinal alerta população para epidemia de dengue no município

Da pra colocar também na reportagem, que municípios vizinhos já encontram se em epidemia, e outros em alerta com risco altíssimo de epidemia.

A Prefeitura de Faxinal através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, informou nesta quinta-feira, 10, que o município confirmou na 1ª semana de março, 5 casos de Dengue.

Os casos foram confirmados nos bairros, Conjunto JK; Jardim Nutrimil e Conjunto João Vieira.

Segundo Michael Bento, responsável pela Vigilância Sanitária, o serviço de nebulização contra o mosquito da dengue já foi realizado nos três bairros. Mas a população precisa colaborar com os agentes. “Já estamos com cidades vizinhas em alerta de dengue e, outros, com risco de epidemia altíssima. As questões climáticas e esse período do ano favorece as infestações, pois o mosquito Aedes Aegypti desconhece fronteiras e o risco de epidemia no município é muito grande”, salientou.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo e o mosquito é também o principal responsável pela transmissão da febre amarela, da febre chikungunya e do zica vírus. A principal forma de combatê-lo é evitando o acúmulo de água parada em recipientes como: copos, lixo, entulhos, pneus velhos, tampinhas de garrafa, ralos, lajes, calhas, piscina, caixas de água sem tampa, vasilhas para animais ou vasos de plantas que ficam expostos a proliferação do vetor. A prevenção é a única arma contra todas essas doenças.

Quais são os sintomas da dengue?

Febre alta > 38.5ºC.

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos.

Mal estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

Caso apresente esses sinais, procure a Unidade de Saúde de referência ou a Unidade de Pronto Atendimento Municipal.

A população também pode fazer denúncias na Vigilância Sanitária pelo Disk Denuncia (43) 3461-2281.

Outras notícias