Prefeitura de Ariranha do Ivaí reforça necessidade de moradores separarem o lixo

 Prefeitura de Ariranha do Ivaí reforça necessidade de moradores separarem o lixo

A Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, faz um alerta sobre o lixo comum que deveria ser exclusivamente, composto de restos de comidas, cascas de frutas e outros itens não recicláveis, mas que infelizmente, tem sido misturado com outros componentes, como plástico, papelão e metais que são recicláveis, ou mesmo itens que causam risco à integridade física dos coletores como vidros estilhaçados, por exemplo.

Nesse sentido, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Jair Pio, solicita que a população reforce a atenção à separação correta do lixo nas residências, faça a divisão correta e coloque os resíduos recicláveis a disposição dos funcionários apenas no dia de coleta, que acontece às quartas-feiras, no período da manhã – 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00. A coleta de lixo orgânico acontece nas segundas e sextas-feiras, nos mesmos horários.

‘Na coleta realizada na última quarta-feira (11), os funcionários me informaram sobre a grande quantidade de lixo orgânico misturado ao reciclável, e que a separação seria inviável caso isso continuasse a acontecer. Por isso, é preciso que os Ariranhenses evitem ao máximo misturar lixo orgânico com materiais recicláveis e façam o descarte correto. Caso isso continue acontecendo, o lixo que não estiver mais separado não será coletado” ressalta o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Jair Pio.

Qual é o problema gerado com a mistura de lixo orgânico e reciclável?
Acontece que Ariranha do Ivaí, conta atualmente com apenas um aterro sanitário. Os aterros são uma exigência imposta pela Lei Federal 12.305/2010, na qual indica que, para uma disposição final ambientalmente adequada, os rejeitos devem ser distribuídos em aterros sanitários, ponto no qual o lixo que não pode ser reaproveitado ou reciclado é destinado. Então, antes do encaminhamento de todos os resíduos aos aterros, é preciso haver essa separação. Sem ela, a vida útil do aterro é encurtada, uma vez que todo tipo de lixo vai é despejado no local.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento (Agricultura), Sergio Januário, a solução é o trabalho conjunto entre a administração pública e a população.

“A gestão dos resíduos é compartilhada, o município busca construir aterros, e realizar a coleta, enquanto o cidadão faz sua parte separando e descartando corretamente o lixo produzido, e assim, diminuindo o volume encaminhado ao aterro. O ideal é não mandar para o aterro sanitário nada que possa ser reaproveitado e reciclado. Essa conscientização faz toda a diferença”, disse o secretário Sergio Januário.

Confira abaixo o itinerário da coleta seletiva de lixo no município:
Segunda e sexta-feira das 7:30 às 11:30 / 13:00 às 17:00 – Coleta de lixo orgânico
Quarta-feira das 7:30 às 11:30 / 13:00 às 17:00 – Coleta de lixo reciclável

Outras notícias