Prefeitura de Arapongas lança curso gratuito de defesa pessoal para vítimas de violência doméstica

 Prefeitura de Arapongas lança curso gratuito de defesa pessoal para vítimas de violência doméstica

Em parceria com a Guarda Municipal de Arapongas (GMA) – por meio da Patrulha Maria da Penha, Delegacia da Mulher de Arapongas e a Escola Sparta Centro de Treinamento, o município lançou nesta semana, o curso gratuito de técnicas de defesa pessoal para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Incialmente, as atividades são direcionadas para as vítimas que têm medida protetiva. Segundo a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice de Amorim, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) já vinha estudando este projeto. “ O curso tem por objetivo promover ações voltadas à aplicação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher. Tivemos o grande apoio da Escola Sparta Centro de Treinamento, através do instrutor Jhaton, que tem dado toda a parte técnica e prática do curso. Mais um serviço a ser somado na rede de apoio e de combate à violência contra mulheres em Arapongas”, disse

TREINAMENTO

As aulas ministradas são de Krav Maga Bukan – arte marcial Israelense para defesa pessoal. “ Este foi um convite da GMA, e nós topamos. As aulas trazem técnicas de defesa pessoal. O Krav Maga Bukan foi desenvolvido para situações reais de rua ou conflitos do dia a dia, algo que se encaixa bem com este projeto para as mulheres em situação de violência doméstica. As alunas saberão como agir em determinadas situações”, falou o instrutor Jhaton Vieira.

As aulas são realizadas semanalmente – todas as segundas-feiras, das 18h30 às 19h30, na sede da GMA. A primeira turma conta com a participação de 13 mulheres. “ As aulas vão estimular a autoestima e a segurança dessas vítimas. Elas relatam que têm medo até de sair na Rua, e levar o bem-estar e sensação de segurança para as mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha é fundamental”, inclui Denice.

COMO PARTICIPAR?

As mulheres vítimas de violência doméstica – com medida protetiva, podem entrar em contato com a Delegacia da Mulher (R. Beija Flor, 273 – Centro) ou pelo telefone 3252-1738, ou pela GMA – 153 para maiores informações.

 

Em caso de violência contra mulheres, saiba os canais para denúncias – Arapongas conta com canais específicos para as denúncias em casos de violência doméstica. São eles:
– Delegacia da Mulher de Arapongas:
Telefone: 3278-2209 – Esse número serve para o envio de whatsapp.
– Polícia Militar:
Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva.
– Guarda Municipal:
Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva.

 

–  Ramais diretos: 180 e 181.

Fonte: Dia a Dia Arapongas

Outras notícias