Prefeitura de Arapongas contraria lei estadual e torna uso de máscara opcional

 Prefeitura de Arapongas contraria lei estadual e torna uso de máscara opcional

O uso de máscaras passou a ser facultativo em ambientes abertos e fechados, em Arapongas, no norte do Paraná, nesta quinta-feira (10), segundo a prefeitura.

De acordo com o prefeito Sérgio Onofre, a medida, publicada em decreto, significa que o município não fará nenhum tipo de fiscalização ou aplicará penalidades contra quem não usar a máscara.

A decisão contraria a lei estadual em vigor que determina o uso de máscara como proteção contra a Covid-19.

Os municípios de União da Vitória, no sul do Paraná, e Marechal Cândido Rondon, no oeste do estado, também adotaram medidas semelhantes de flexibilização.

Arapongas

Como justificativa, a Prefeitura de Arapongas informou que levou em consideração os índices de vacinação na cidade, a queda no número de contaminações e de mortes.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a decisão pode ser revista se os números piorarem.

Apesar da flexibilização, há algumas exceções. Nos estabelecimentos de saúde pública, os profissionais e os usuários do serviço devem continuar com máscara, segundo a prefeitura.

No setor privado, como empresas e comércio, valerá a regra da gerência. Se a decisão for por manter a máscara, ninguém entra sem ela.

Uso de máscara

Na quarta-feira (9), o governo do Paraná encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pedindo a revogação da lei que impõe o uso da máscara.

A intenção é liberar o uso em ambientes abertos nos próximos dias.

Enquanto aguarda os trâmites na assembleia, o secretario estadual de Saúde, Beto Preto, pede que os municípios cumpram a legislação estadual que está em vigor neste momento.

G1 Paraná

Outras notícias