Prefeitos da Amusep assinam Carta de Compromisso com agenda municipalista dos ODS

 Prefeitos da Amusep assinam Carta de Compromisso com agenda municipalista dos ODS

Prefeitos dos municípios que congregam a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) assinarem nesta segunda-feira (8) uma Carta de Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável das Cidades. O evento é um desdobramento da assinatura do termo de cooperação, celebrado em setembro, com a intenção de reforçar a implementação da Agenda 2030, da ONU, e o alcance das metas e objetivos do desenvolvimento sustentável.

Os prefeitos que assinaram o documento foram os de Maringá, Ângulo, Floraí, Iguaraçu, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Munhoz de Mello, Ourizona, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santo Inácio e Sarandi.

Antes da assinatura, os presentes ouviram palestras sobre as estratégias do Estado nessa área. O superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini, lembrou que os ODSs já são parte da cultura de investimentos do Paraná. “O mais importante é o caminho e a agenda municipalista é a do ODS”, enfatizou.

“Este é, sem dúvida, um momento histórico, pois a estratégia Paraná de Olho nos ODS está sendo coordenada e implementada de maneira efetiva. É um Estado que projeta cidades sustentáveis”, disse Vinícius Pazza, secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado do Paraná.

Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães destacou a importância do alinhamento dos instrumentos de planejamento das administrações municipais e estadual. “Estamos aglutinando forças e fatores para um objetivo comum, agregando prefeitos a este projeto”, afirmou.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, desde 2016, pela SEDU e Paranacidade, foram investidos R$ 161.870.347,20 em 351 ações diversas nos municípios da Amusep, visando sempre o desenvolvimento sustentável das cidades e sua gente, como parques, praças, calçamento com acessibilidade, proteção do meio ambiente. Atualmente há em execução R$ 12.680.237,98 na região.

Outras notícias