Prefeito de Faxinal lamenta projeto do executivo que foi reprovado por vereadores e faz desabafo

 Prefeito de Faxinal lamenta projeto do executivo que foi reprovado por vereadores e faz desabafo
Um projeto votado e reprovado de autoria do Executivo, o qual atualizava o Código Tributário Municipal e reduzia alíquota de cobrança do IPTU. Após a reprovação, o prefeito informou que, alguns esclarecimentos eram necessários, principalmente, pela enxurrada de Fake News que surgiram nos últimos dias.
Veja a nota, na íntegra, publicada: “1) O código trata dos impostos municipais IPTU, ITBI, ISS e taxas de serviços municipais e está vigente desde 2006, ou seja, há 15 anos estando, completamente desatualizado!! 2) Em relação ao IPTU, devido a recomendação do Tribunal de Contas do Paraná, para o recadastramento imobiliário, georreferenciamento e atualização da planta genérica de valores, propomos a REDUÇÃO da alíquota de cobrança dos Imóveis, edificados para 0,25%, justamente para evitar um grande impacto aos contribuintes sendo esta uma das menores tarifas do Paraná. 3) ISS – sobre serviços de saúde, proposta de REDUÇÃO de 5% para 3%. O projeto visava atualizar e simplificar o código e em nenhum momento previsto qualquer tipo de aumento! Perdemos uma grande oportunidade de fazer justiça tributária e ter um novo código de acordo com as novas necessidades depois desses 15 anos e uma alíquota menor para incentivar a construção e gerar empregos em nossa cidade. Quero parabenizar os Vereadores: Carlinhos Vila, Carlos Sales e a Marcela, que entenderam a importância do projeto e, inclusive, propuseram melhorias, mas foram votos vencidos. Queriam, por exemplo, a diminuição do IPTU de 2% para 1%, para terrenos vazios, que façam calçada, mureta e plantio de grama, como a inclusão das pessoas com câncer entre as isenções e mudanças nos índices dos fatores de localização do terreno, topografia, etc. Da parte do Executivo. sempre estivemos abertos para discussão e mudanças no texto para aperfeiçoar a proposta”, diz a nota da prefeitura.
REDE SOCIAIS 
Pela rede social, diversos moradores lamentaram a desaprovação do projeto. “Infelizmente a falta de entendimento e o populismo levaram a este resultado, mas o tempo mostrará aos cidadãos faxinalenses o grande erro que na casa de leis hoje se deu, Faxinal segue avançandO” disse um morador de nome Marcelo.
“Executivo e 3 vereadores fizeram sua parte. Infelizmente a maioria não entendeu o que estava votando. Mas o tempo é senhor da razão e a turma do amendoim, Maria vai com as outras que estavam pedindo nas redes sociais pra não aprovar o projeto ( com certeza nem leram e muito menos procuraram saber oq se tratava, só queriam tumultuar e denegrir a imagem dos vereadores que realmente estavam ao lado do povo) serão os mesmo que em Abril quando receber o IPTU na suas casa vão vir reclamar em redes sociais com o AUMENTO expressivo do IPTU. Mas se a maioria decidiu deixar 1% em $400 que sai a $4 o metro do que 0,25% em $1200 que sai $3 o metro e não ajudar a incentivar pessoal a construir calçadas, muretas e plantar gramas em terrenos baldio pra baixar de 2% para 1% e impulsionar os investidores em nosso município quem somos nós pra julgar !! A maioria sempre vence. Aguardamos o próximo capítulo em 2022!!” afirmou Rafael Cantagallo, que atualmente representa a Casa Civil no Vale do Ivaí.
DESABAFO
O Prefeito Ylson Alvaro Cantagallo de Faxinal, fez um pronunciamento e desabafo, durante a sessão, lamentou o posicionamento dos parlamentares e comentou de outras perseguições e Fake news, que vem sendo divulgado nesses últimos dias.

Nossa reportagem busca mais informações e a fala dos demais parlamentares, sobre a situação.

Outras notícias