Prefeito Carlos Gil assina desapropriação complementar de terreno que será doado ao Estado para construção do AME

 Prefeito Carlos Gil assina desapropriação complementar de terreno que será doado ao Estado para construção do AME

Após o município de Ivaiporã doar 2 terrenos ao Estado, objetivando construir o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), na Rua Augusto Urbanski – próxima à 38ª Ciretran, foi necessário desapropriar de forma amigável uma área de 2.655,03m² das chácaras 54, 55 e 56.

Os 2.655,03m² serão somados aos 5.474,47m² anteriormente destinados para construção do AME – totalizando 8.129,50m² de área.

A escritura pública de desapropriação amigável da fração ideal foi assinada pelo prefeito Carlos Gil, proprietários da área Milton Yoshinori Mori e Lucimare Mori e pela tabeliã Mariney Pellegrini, na sala de reuniões do gabinete, nesta quinta-feira, dia 15 de julho. A área descrita pela Lei 3.552 de 22 de junho foi declarada de utilidade pública por meio do Decreto Municipal 13.741 de 28 de maio de 2021, e destina-se à complementação da área a ser doada posteriormente ao Estado do Paraná para construir e instalar o AME, que segue padrão estabelecido pela Secretaria de Estados da Saúde (Sesa).

De acordo com a Lei 3.552 o proprietário da área será indenizado conforme o Laudo de Avaliação expedido pela Comissão Permanente de Avaliação de Bens Imóveis do Município de Ivaiporã. Ao município caberá o respectivo custeio das despesas cartoriais e a incorporação ao patrimônio público.

Á área onde o AME será construído é doada pela Prefeitura, enquanto a Sesa elabora o projeto com acompanhamento da Paraná Edificações (Pred). A obra, que irá ultrapassar R$15 milhões, será totalmente custeada pelo Estado. O AME será administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde prestará atendimento multiprofissional especializado no Estado.

O AME atenderá a população dos 16 municípios jurisdicionados a 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, evitando que os pacientes se desloquem aos grandes centros à procura de consultas especializadas e exames.

Carlos Gil explicou que o Estado solicitou a área ao município. No entanto, projeto não cabia no terreno. “Por isso, o município adquiriu mais 2.655,03 metros quadrados para que o projeto seja realizado com o objetivo de oferecer dermatologia, urologia, otorrinolaringologista e ortopedia, por exemplo”, informou o prefeito.

Quanto à licitação caberá ao Estado efetuar e à Prefeitura fazer a terraplanagem.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias