Polícia Militar alerta para cuidados com a residência antes da viagem de Carnaval

 Polícia Militar alerta para cuidados com a residência antes da viagem de Carnaval

PMPR alerta para cuidados necessários com a residência antes da viagem de Carnaval – Curitiba, 23/02/2022

Durante o feriado de Carnaval, pessoas aproveitam para viajar a lazer, mas para que a viagem seja tranquila e sem surpresas desagradáveis no retorno é necessário que o cidadão tome algumas medidas de segurança. Neste período, a Polícia Militar do Paraná está com policiamento reforçado em várias regiões do Estado, além do trabalho rotineiro já feito diariamente nos municípios, mas como a segurança é feita por todos pede às pessoas que se atentem a atitudes que podem ser tomadas por elas mesmas e que farão a diferença na segurança da família e da residência.

Estas orientações são de precauções gerais e visam reduzir as possibilidades de ações criminosas. O comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, diz que ao viajar é importante deixar alguém de confiança, como um parente ou um vizinho, avisado e que possa ir ao imóvel regularmente para verificar se está tudo certo e, em caso de eventuais emergências, esta pessoa poderá comunicar a família de imediato e, principalmente, acionar a PM.

Recomenda, também, que objetos de valor, como joias e dinheiro, sejam guardados em locais seguros ou em locais menos visados da casa para dificultar a localização. Ferramentas e outros objetos que possam ser usados por invasores e que possam facilitar o arrombamento de portas e janelas devem ser guardados no interior da residência, ou depósitos específicos. “Também é importante que brinquedos, bicicletas, máquina de lavar, entre outros sejam recolhidos, pois estando à vista pode motivar a entrada de alguém no terreno”, diz o coronel.

Alguns hábitos que podem chamar a atenção de criminosos também devem ser evitados, de acordo com o coronel. “Próximo à residência, em locais públicos, o morador deve evitar comentar que vai viajar e que a casa ficará sozinha, pois isso pode alertar pessoas mal-intencionadas. Ainda, caso o morador tenha telefone fixo ou campainha, a orientação é que ambos sejam desligados ao sair de viagem, pois são dispositivos que podem ser utilizados para sondar ou identificar se há alguém na casa”, alerta.

Sobre os dispositivos de segurança, o ele explica que é preciso checar tudo com antecedência e também fazer uma conferência na hora do deslocamento. “Antes de sair de casa, a família deve testar todas as trancas das portas e janelas, verificar se estão fechadas”, frisa. “E para quem possui sistemas de alarmes e/ou câmeras de monitoramento, é preciso confirmar se estão funcionando corretamente, pois eles dificultam invasões ou arrombamentos da residência e facilitam a identificação caso haja”, orienta.

O oficial indica, também, cuidados que parecem irrelevantes, mas que ajudam a manter a discrição do imóvel. “A pessoa de confiança, que vai cuidar da casa durante o período de ausência deve ir ao local, sempre que possível, para esvaziar a caixa de correios por exemplo, pois o acúmulo de correspondências indica a ausência de pessoas. As luzes também devem ser apagadas durante o dia para que não chamem a atenção”, recomenda.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – A PM também lembra que os animais de estimação não podem ser esquecidos ou abandonados nos períodos de férias, pois dependendo do caso configura até crime. Neste caso, de acordo com o coronel Ribas, o mais importante é planejar o que fazer. “Durante o período de férias ou viagem, as famílias devem tomar todos os cuidados em relação aos animais de estimação. É importante que alguém vá ao local, como a pessoa escolhida para cuidar do imóvel, para alimentar e trocar a água do animal, se a família não puder levá-lo para a viagem. Outra opção são os serviços particulares, que hospedam e cuidam de animais domésticos durante a ausência da família, como num sistema de hotelaria, por exemplo”, afirmou.

190 – Em caso de emergências a PM está disponível para a população por meio do telefone 190 e também pelo aplicativo 190 PR. “A PM está à disposição da população 24 horas por dia, cumprindo seu papel de policiamento preventivo, mas pedimos esta pequena colaboração do cidadão com atitudes básicas do dia a dia e que fazem a diferença, principalmente em períodos de feriados prolongados como neste caso”.

Outras notícias