Pix completa um ano com nova funcionalidade de devolução

 Pix completa um ano com nova funcionalidade de devolução

Nesta terça-feira o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, o pix, completou 1 ano e ganhou uma nova funcionalidade e mudanças. Entrou em vigor vigor o Mecanismo Especial de Devolução, para agilizar o ressarcimento em caso de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras.

Antes os bancos envolvidos precisavam estabelecer os procedimentos de devolução e agora isso foi padronizado.

No dia 29 vão ser lançados o Pix Saque e o Pix Troco, que vão permitir que o cliente receba valores em espécie nos estabelecimentos que ofertem o serviço. No primeiro caso, o correntista faz um pix para o estabelecimento por meio de código QR e recebe o valor, como um saque comum. Já na modalidade Pix Troco, o saque acontece durante o pagamento de uma compra. O extrato vai especificar a parcela destinada à compra e a quantia sacada como troco.

Além disso, o Banco Central vai estender a modalidade de pagamentos por redes sociais e em aplicativos de mensagens, que hoje estão habilitados apenas para cartões de crédito e débito também para pagamentos por pix, sem necessidade de abrir o aplicativo da instituição financeira.

Os dados mais recentes do Banco Central contabilizam 348,1 milhões de chaves cadastradas até o fim de outubro, com 112,65 milhões de usuários. A maior parte, 105,24 milhões são pessoas físicas. No último mês, foram movimentados R$ 502 bilhões de reais por este sistema de pagamentos.

Outras notícias