PCPR identifica paciente com morte encefálica em seis horas em Arapongas

 PCPR identifica paciente com morte encefálica em seis horas em Arapongas

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) identificou um paciente de unidade hospitalar em Arapongas, região Norte Central, em um periodo de seis horas no domingo (18). Com a emissão do laudo de perícia papiloscópica o Hospital Norte Paranaense ligou para familiares da vítima para consultar sobre o desejo de doação dos órgãos.
A coleta de impressões digitais e fotográfica do paciente foi feita por volta de 10h30 e o laudo foi emitido por volta de 16h. Após a identificação, familiares da vítima de morte encefálica autorizaram a doação de todos os órgãos para pessoas em filas de espera para transplante.
A rapidez na identificação é permitida com o uso de um sistema desenvolvido pela Celepar. O programa automatiza e descentraliza a pesquisa papiloscópica, gerando um resultado mais rápido para a população.
Para o delegado da PCPR e diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, o novo sistema promove avanço tecnológico e auxilia diretamente nos trabalhos de coletas de impressões digitais. “A evolução tecnológica permite que as respostas sejam mais rápidas, trazendo maior certeza e segurança ao sistema. É um avanço ainda maior para os policiais de investigação e nas questões sociais, como por exemplo, pacientes e falecidos não identificados em hospitais”, diz.

Outras notícias