Pássaros constroem ‘condomínio’ de ninhos de barro em estrutura de estádio

 Pássaros constroem ‘condomínio’ de ninhos de barro em estrutura de estádio

Foto: G1 Paraná

Encontrar um ninho feito por joão-de-barro (Furnarius rufus) é comum no território brasileiro. Porém, se deparar com onze, separados em dois “prédios” com seis e cinco ninhos, é mais raro, conforme especialistas.

Um “condomínio” de pássaros foi construído em uma estrutura de concreto, que faz parte do antigo Complexo Poliesportivo Pinheirão, no Tarumã, em Curitiba. A construção de barro tem impressionado moradores que passam pelo local.

De acordo com o ornitólogo Antenor Silva Junior, que é curador geral das coleções de aves do Museu de História Natural do Capão da Imbuia, as aves realizam um trabalho colaborativo na construção dos ninhos para abrigar os filhotes.

“O joão-de-barro é uma ave territorialista. É uma das aves mais comuns no Brasil. Os casais têm os territórios juntos a outros joões-de-barro. Mas, esses ninhos geralmente são feitos pelo mesmo casal. Todo ano ele constrói um ninho, às vezes quando racha, ele usa a base e constrói em cima. O mais comum é ele construir apenas uma vez em cima. O casal vive mais de 12, 13 anos e eles fazem um ninho por temporada”, explicou.

Segundo o ornitólogo, o casal de aves constrói o ninho em formato de forno.

“Na época do período reprodutivo, eles têm que ter disponibilidade de material, que é o barro, esterco misturado à palha, gramíneas para fazer a liga, a fibra. Como no Pinheirão tem um substrato muito bom e ali tem duas colunas, uma do lado da outra, fica mais fácil de conservar e fazer com que os ninhos não caiam com o tempo. Como estamos no Sul, aqui as aves fazem as paredes das casinhas mais grossas do que o normal, por causa do frio”.

Outras notícias