O melhor café do Paraná é de Apucarana

 O melhor café do Paraná é de Apucarana

A cafeicultora apucaranense Solange Aparecida Araújo, que conquistou o primeiro lugar no 19º Concurso Café Qualidade Paraná 2021, foi homenageada nesta semana pelo prefeito Junior da Femac. No evento, realizado na prefeitura, a produtora rural apresentou o certificado que garantiu a Apucarana o título de “Melhor Café do Paraná”.

No concurso com 150 participantes de diversas regiões do estado, Solange foi a detentora da melhor nota (86,70), entre os 61 finalistas. “Temos muito orgulho de ter em Apucarana uma agricultora como a Solange Araújo, com a sua disposição de produzir um café de qualidade premiada. Esse reconhecimento gera uma repercussão muito positiva para nossa cidade e chega num momento de retomada do desenvolvimento que vem acontecendo nos últimos anos”, assinala Junior da Femac.

Segundo ele, a premiação do Café Qualidade comprova mais uma vez, a importância histórica da cafeicultura para Apucarana e, ao mesmo tempo, a qualidade do produto e a dedicação dos nossos produtores, como a agricultora Solange Araújo. O prefeito lembra que Apucarana já agrega 18 cafeterias e um prêmio desse porte, agrega maior valor ao café da cidade alta. “Vamos continuar incentivando a cafeicultura que foi a primeira riqueza de Apucarana, com equipamentos, apoio técnico e produção de mudas de qualidade”, enfatiza Junior da Femac.

O agrônomo Paulo Franzini, executivo da Câmara Setorial do Café do Paraná, destaca que Apucarana possui uma das melhores condições de clima e de solo para a produção no estado do Paraná. Conforme aponta ele, o café premiado produzido pela Solange em Apucarana tem como diferencial a “doçura natural”, “acidez equilibrada” e “finalização prolongada”, que significa sentir o gosto prazeroso do café por mais tempo.

Solange relata que cultiva 4 mil pés da espécie IPR-107 em uma propriedade rural familiar, na localidade conhecida como “Serrinha”, próximo do distrito de Pirapó. Boa parte deste café de alta qualidade é exportada para a Austrália. Ela diz que ficou emocionada pela conquista do prêmio. “Externo meus agradecimento à minha família e aos órgãos públicos que sempre me deram suporte na produção do café. Espero que os demais produtores se sintam estimulados para também a buscar a produção de um café de boa qualidade”, afirma Solange.

CONCURSO – O Café Qualidade Paraná é promovido pela Câmara Setorial do Café, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e a Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, com o apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Probat Leogap e a Sociedade Rural do Paraná.

Outras notícias