Morro da Pedra Branca: beleza natural que encanta em Ortigueira

 Morro da Pedra Branca: beleza natural que encanta em Ortigueira

DCIM100MEDIADJI_0010.JPG

A meio caminho entre Londrina e Ponta Grossa pela BR-376 (100 km a Londrina e 124 km a Ponta Grossa), Ortigueira é o terceiro maior município do Paraná em extensão territorial, com 2.430 km 2.

Cortado pelo rio Tibagi, um dos mais importantes do Estado, Ortigueira é conhecida por ser o maior produtor de mel do Paraná e um dos maiores do país e por sediar a nova e moderna unidade industrial das Indústrias Klabin.

Pouca gente sabe (além dos moradores e de mais algumas pessoas), porém, que o município sedia muitas belezas naturais em sua zona rural, destacando-se as 17 cachoeiras, morros, rios, cavernas e grutas. A 10 quilômetros da reserva indígena Kaingangue, em área particular, está o Salto do Véu da Noiva, duas belíssimas quedas dágua com 60 metros de altura, cada.

Ortigueira, sem dúvida alguma, tem um futuro promissor para o Turismo Rural, ainda inexplorado.

Pedra Branca

Localizada a 35 km da cidade, seguindo pela BR 376 (Rodovia do Café) sentido Mauá da Serra, está uma  imensa montanha que pode ser vista da cidade e atrai visitantes que apreciam não só a beleza da montanha, como o caminho para chegar até ela, de pura paisagem natural.Trata-se do Morro da Pedra Branca, próximo da BR. A mil metros de altura, o mirante natural permite uma visão panorâmica do relevo e da cobertura vegetal ortigueirense. No topo, está instalada uma antena de uma empresa de telecomunicações. E, gravadas em uma rocha, estão as iniciais de dois cartógrafos , JFL (Joaquim F. Lopes) e JHE (John H. Elliot), que estiveram por lá em 1846 em trabalho de mapeamento.

Redação do portal Tribuna SC e fotos da prefeitura municipal.

DCIM100MEDIADJI_0019.JPG
DCIM100MEDIADJI_0010.JPG
DCIM100MEDIADJI_0017.JPG

Outras notícias