Ministério da Agricultura e BNDES firmam acordo de incentivo à redução de emissões na pecuária bovina

 Ministério da Agricultura e BNDES firmam acordo de incentivo à redução de emissões na pecuária bovina

No dia 23 de fevereiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinaram acordo de cooperação técnica em apoio à realização de estudo para a criação de mecanismos de incentivo à redução de emissões de carbono na produção de carne e leite no Brasil.

O estudo deverá elaborar uma calculadora de análise de ciclo de vida, avaliando toda a cadeia de produção, desde os insumos utilizados na produção até a chegada do produto ao consumidor final. Com isso, pretende-se facilitar a mensuração e certificação das emissões de carbono para os modelos de produção da pecuária bovina.

Por meio desse sistema, será possível propor mecanismos de estímulo a estratégias e modelos de negócios direcionados para investimentos em tecnologias de baixo carbono. O edital de seleção pública para as empresas de consultoria e instituições de pesquisa interessadas em desenvolver o estudo deverá ser publicado até abril.

O acordo de cooperação técnica contribuirá também com o cumprimento do Acordo do Metano, assinado pelo Brasil na COP 26, estabelecendo o compromisso global de cortar em 30% as emissões do gás até 2030.

Imagem: Presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e a ministra Tereza Cristina (Mapa)

Redação Cocari com informações do BNDES

Outras notícias