Melhores cafés do Paraná serão conhecidos nesta quinta-feira em Apucarana

 Melhores cafés do Paraná serão conhecidos nesta quinta-feira em Apucarana

Apucarana sedia nesta quinta-feira (24/11) a premiação do 20º Concurso Café Qualidade Paraná. Os 30 lotes que buscam o título nas categorias café natural, cereja descascado e fermentação induzida passaram por concorrida seletiva que reuniu cerca de 100 concorrentes de várias regiões do Estado.

O protocolo de premiação tem início às 9 horas, no Cine Teatro Fênix e, além da presença do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, do prefeito Júnior da Femac e outras autoridades políticas, júri técnico, cafeicultores e técnicos de todo o Estado, a abertura prevê uma agenda elaborada pela Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), com apresentação coreográfica “Culto ao Café”, encenada por alunos da Escola Municipal de Artes, e premiação do Concurso Municipal de Redação sobre Café, que movimentou alunos do quarto ano da rede municipal de ensino, além de entrega de menção de agradecimento às cafeterias apucaranenses por manterem viva a história e a cultura ligada ao grão.

Em sua vigésima edição, o “Café Qualidade Paraná” é uma promoção da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina (AEA). “Um concurso de alta credibilidade que valoriza e fortalece a cafeicultura paranaense, identificando e premiando os melhores cafés. Sou grande defensor e incentivador da cafeicultura, uma cultura extremamente importante na nossa história econômica e cultural e que, não por acaso, está eternizada no brasão da bandeira de Apucarana através da ilustração de dois ramos da planta”, frisa o prefeito Júnior da Femac.

De acordo com ele, é um orgulho para o município sediar a premiação estadual. “Apucarana tem tradição dentro deste concurso. Na última edição, inclusive, a qualidade da cafeicultura apucaranense esteve muito bem representada através da produtora Solange Aparecida Araújo, do Distrito de Pirapó, que obteve o primeiro lugar na categoria Café Natural e, nesta edição, é finalista novamente”, comenta Júnior da Femac, frisando que a premiação integra uma série de eventos relacionados à cafeicultura promovidos durante o mês por iniciativa da prefeitura, com destaque à promoção da 16ª Festa do Café. “Pela agenda positiva em favor da cultura, durante este mês de novembro Apucarana está sendo oficialmente considerada pelo Governo do Paraná como a capital paranaense do café”, disse o prefeito.

Os lotes finalistas passaram por duas avaliações – a primeira foi física, com base na Classificação Oficial Brasileira (COB), onde foi detectada a quantidade de grãos defeituosos nos lotes. Na segunda avaliação – prova de xícara de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA) – foram analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida. “O concurso Café Qualidade Paraná é importante para o reconhecimento da cafeicultura paranaense em âmbito nacional. Valoriza e promove o café especial produzido no Estado, que é excepcional”, diz o agrônomo Paulo Sérgio Franzini, secretário executivo da Câmara Setorial do Café e integrante da comissão organizadora do concurso.

Competidores – A prova de xícara, que definiu os 30 finalistas, aconteceu na sede de pesquisa do IDR-Paraná, em Londrina, nos dias 9 e 10 de novembro. Em cada

categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da B3 – bolsa de valores oficial do Brasil – no dia anterior à data do evento de encerramento, acrescido de um ágio mínimo de 50%.

Competem na categoria natural os cafeicultores Celina Campana de Oliveira (Jesuítas); Diva Aparecida Mioto de Souza (Arapongas); Edson Messias de Carvalho (Joaquim Távora); Eloir Inocência Nogueira de Souza (Tomazina); Fátima Alves de Azevedo Canuto (Centenário do Sul); Fernando Lopes (Mandaguari); Jarbas Cazaroto (Joaquim Távora); José Sendeski Neto (Iguaraçu); Loete do Carmo da Cruz (Joaquim Távora); Marcia Cristina da Silva Costa (Tomazina); Maristela Fátima Silva Souza (Tomazina); Natan Miguel da Cruz Carvalho (Siqueira Campos); Paulo Sergio Lopes (Mandaguari); Sidilei Soares de Melo (São Jerônimo da Serra); Silvana Santos Marcomini Fávaro (Ivaiporã); Sirlei de Fátima da Cruz Carvalho (Joaquim Távora); Sirlene Soares dos Santos Souza (Pinhalão); Solange Aparecida de Araújo (Apucarana); Sonia Regina R. Almeida (Tomazina); Valdeci Navarro (Jandaia do Sul) e Valdeir Luiz de Souza(Tomazina).

Na categoria cereja descascado concorrem Claudeir Marcos de Souza (Tomazina); Edson Messias de Carvalho (Joaquim Távora); Eloir Inocência Nogueira de Souza (Tomazina); Gabriel Augusto Soares (São Jerônimo da Serra); João Batista da Silva (Pinhalão); Jonas Aparecido Silva (Pinhalão); Juarez Colatino de Barros (São Jerônimo da Serra); Maristela Fátima Silva Souza (Tomazina) e Valdeir Luiz de Souza (Tomazina).

Patrocínio – O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Bratac, Ceasa-PR, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Crea-PR, Federação de Agricultura do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Prefeitura de Apucarana, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Sistema Ocepar. Tem ainda o apoio da Sociedade Rural do Paraná (SRP).

Outras notícias