Maringá investiga caso suspeito de varíola dos macacos, diz prefeitura

 Maringá investiga caso suspeito de varíola dos macacos, diz prefeitura

Maringá registrou o primeiro caso suspeito da monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. A investigação foi conformada pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quinta-feira (14).

 

 

Segundo a prefeitura, o caso suspeito é de uma mulher jovem, que tem entre 20 e 30 anos, e que apresentou lesões na pele. Ela teve contato com uma pessoa que mora em São Paulo, que também tem sintomas da doença.

 

 

A paciente está estável e buscou por atendimento em um hospital privado de Maringá. Segundo a prefeitura, a jovem foi isolada e aguarda resultado de exames.

 

 

Amostras foram coletadas e enviadas para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), além de outros dois laboratórios de São Paulo e Santa Catarina.

 

 

Treinamento

 

A prefeitura informou que, desde o começo de julho, está capacitando profissionais de saúde da cidade para o diagnóstico precoce da doença.

 

 

Médicos e outros profissionais de saúde das redes pública e privada podem participar dos treinamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3218-3169.

 

 

Por g1 PR

 

 

 

 

 

Outras notícias