Klabin é premiada por sua performance na redução de emissões de CO2

 Klabin é premiada por sua performance na redução de emissões de CO2

A Klabin, maior produtora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, acaba de receber um importante reconhecimento às suas ações focadas no trabalho contra as mudanças climáticas: o Selo Clima Paraná, na categoria Ouro e na Ouro Plus. Este importante Selo premia empresas paranaenses que atuam, de maneira voluntária, na medição, divulgação e redução de emissões de gases de efeito estufa.

A premiação, que está em sua sétima edição, é dividida em três categorias: Original, Ouro e Ouro Plus. A primeira premia companhias que emitem inventário simplificado, ou seja, que estão adotando metodologias de contabilidade de emissões, a segunda (Ouro) reconhece o trabalho feito pelas empresas com inventários completos, auditados por uma terceira parte independente, seguindo normas da ABNT-ISO e contando com o aval do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Já a terceira é focada em empresas com inventário completo, também auditados por terceira parte independente, com a comprovação da redução das emissões, de acordo com as metas estabelecidas pelo Brasil no Acordo de Paris. O Selo Ouro foi entregue para as unidades Monte Alegre, Rio Negro e Paranaguá, enquanto o Ouro Plus foi para a Unidade Puma.

“É uma honra para a Klabin receber um reconhecimento tão importante promovido pelo Paraná, estado que temos uma parceria histórica. A preocupação com o meio ambiente e o compromisso com a sustentabilidade sempre estiveram no centro das discussões da Klabin” afirma Henrique Luvison, gerente de Responsabilidade Ambiental da Klabin.

Luvison ainda reforça que temos uma meta aprovada pela ciência para reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 25% até 2025, e 49% por tonelada de celulose, papel-cartão e embalagens até 2035 e temos a meta da captura líquida de 45 milhões de toneladas de CO₂eq da atmosfera entre 2020 e 2030 as quais compõe a nossa Agenda Klabin 2030 que define os KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, alinhados à agenda da Organização das Nações Unidas.

A estratégia ESG da Klabin está embasada historicamente na consciência da empresa, principalmente por priorizar o desenvolvimento sustentável, atuando de forma a beneficiar as comunidades em que atua.

A entrega do Selo Clima Paraná aconteceu na noite do último dia 7 de dezembro, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Neste ano, a premiação foi entregue a 71 empresas, que totalizam 177 unidades industriais, distribuídas em 66 municípios do Estado do Paraná.

 

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

 

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Outras notícias