Junta de Apucarana alerta para prazo de alistamento militar

 Junta de Apucarana alerta para prazo de alistamento militar

A Junta do Serviço Militar de Apucarana comunica aos jovens que completam 18 anos ao longo de 2022 que o alistamento obrigatório tem como prazo final o dia 30 de junho. O candidato a recruta deve priorizar o cadastramento online, acessando o endereço https://alistamento.eb.mil.br. “Porém, caso seja necessário, pode também recorrer ao atendimento presencial”, informa Rosângela Mineo, secretária da Junta de Apucarana.

Anualmente, cerca de 300 jovens são incorporados pelo 30º Batalhão de Infantaria de Mecanizado (30º BIMec). “Lembrando que presencialmente só alistamos jovens residentes em Apucarana. Os que moram na região devem procurar a junta de sua respectiva cidade”, esclarece Rosângela. Os documentos necessários são: RG (Carteira de Identidade), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço em Apucarana.

No Brasil o alistamento militar é obrigatório e quem não se alistar pode ter uma série de problemas, como multa e várias proibições como não poder ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios; prestar exame ou fazer matricula em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; fazer inscrição em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor do governo federal, estadual, dos territórios ou municípios.

O presidente da Junta Militar e prefeito de Apucarana, Júnior da Femac, frisa que a repartição presta uma série de serviços ao cidadão e é uma parceria entre a prefeitura e o Exército Brasileiro. “As Juntas do Serviço Militar são responsabilidades das prefeituras, que cedem o local e os recursos humanos. O Exército dá o apoio através da capacitação do pessoal”, esclarece Júnior.

Serviço: A Junta do Serviço Militar de Apucarana funciona junto à sala 16 do Edifício Executivo, na Rua Lapa, 145 (ao lado da prefeitura). O telefone fixo da Junta do Serviço Militar de Apucarana é 3425-2035. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas.

Outras notícias