Jair Bolsonaro tem apoio de oito Governadores e cinco apoiam Lula

 Jair Bolsonaro tem apoio de oito Governadores e cinco apoiam Lula

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, já tem o apoio oficial de oito governadores. A lista inclui os governadores reeleitos de estados que concentram a maior quantidade de eleitores do país, como Minas e Rio de Janeiro.

O governador reeleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou nesta quarta-feira (5) que vai apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Após reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília, Ratinho declarou voto ao chefe do Executivo no segundo turno e garantiu que vai mobilizar prefeitos paranaenses para dar apoio à candidatura de Bolsonaro.

“Garanto que mais de 70% dos prefeitos vão estar dedicados no segundo turno a ajudar nessa eleição. A ideia é ampliar a votação no segundo turno, ajudando a dar vitória ao Bolsonaro”, afirmou Ratinho.

Na terça-feira (4), Bolsonaro recebeu, no Palácio da Alvorada, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Minas tem o segundo maior colégio eleitoral do país, com 16.290.870 eleitores aptos a votar. No cenário nacional há uma indicação de que o candidato que vence em Minas ganha a eleição presidencial.

Também na terça, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) teve encontro com Bolsonaro. O Rio de Janeiro é o terceiro maior colégio eleitoral do país, com 12.827.296 eleitores aptos a votar, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na disputa para ampliar as alianças para o segundo turno, Bolsonaro também garantiu o apoio do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). Garcia tentou a reeleição, mas ficou em terceiro lugar no primeiro turno. Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) foram para o segundo turno.

Ainda na tarde de terça, Rodrigo Garcia e Jair Bolsonaro selaram o apoio em uma reunião em São Paulo. O estado é o maior colégio eleitoral do país,com 34.667.793 de eleitores aptos a votar.

Bolsonaro conta ainda com o suporte dos governadores do Acre, Gladson Cameli (PP); do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); de Goiás, Ronaldo Caiado (União); de Mato Grosso, Mauro Mendes (União); do Paraná, Ratinho Jr (PSD) e Roraima, Antonio Denarium (PP).

Alianças do PT

Até agora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o apoio oficial de cinco governadores, entre eles, Elmano Freitas (PT) que venceu no primeiro turno das eleições da disputa pelo governo do estado do Ceará com 54,02% dos votos válidos.

Lula também vai contar com Carlos Brandão (PSB), governador do Maranhão que foi reeleito com 51,29% dos votos válidos. Além dele, o ex-presidente garantiu o apoio do governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT) e Fátima Bezerra (PT) do Rio Grande do Norte — que foi reeleita no primeiro turno com 58,31% dos votos válidos.

Nesta 4ª feira (5.out), Lula e o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), oficializaram a parceria no 2º turno, somando cinco aliados formais. Nas redes sociais, o ex-presidente agradeceu e lembrou que Barbalho foi o candidato com a maior votação para o governo estadual. Ele conquistou 70,41% dos votos válidos.

A campanha do petista aguarda para esta 4ª feira (5.out) o anúncio oficial do apoio da senadora Simone Tebet (MDB). Candidata à Presidência, ela ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 4,16% dos votos válidos. Apesar de pouco, na comparação dos resultados do próprio Lula (48,43%) e Bolsonaro (43,20%), esses votos podem determinar a vitória.

Fonte: Portais R7 e SBT News

Outras notícias