Ivaiporã avança no Índice de Transparência da Administração Pública do TCE com 48º lugar no ranking
No Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) Sobre a Vacinação Contra Covid-19 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) Ivaiporã é um dos 37 municípios – entre 399 do Estado que atendeu 90% dos critérios do ITP. No início do ano, o TCE enviou aos 399 municípios um formulário online com 11 questões relativas à vacinação e diversas ações relacionadas à pandemia. Posteriormente as respostas foram validadas por analistas do TCE. A fiscalização do TCE analisou, por exemplo, a divulgação do plano de ação municipal no Portal da Transparência ou site oficial para vacinar a população; informações sobre a segurança, eficácia e potenciais riscos e benefícios das vacinas; ordem dos grupos prioritários a ser imunizados – destaque para a fase vigente; vacinômetro; quantitativo de insumos e doses de vacinas recebidas; aba para denúncia de fura-filas e irregularidades; telefones e horários de funcionamento dos pontos de imunização; processos de aquisição de insumos e vacinas; e registro de possível sobra de doses de vacinas. Neste caso, o município informa. No entanto, a maneira que estava acessível no Portal da Transparência não atendia a recomendação do TCE, o que levou Ivaiporã a cumprir 90% e não 100% do ITP.
O prefeito interino Marcelo Reis parabenizou os diretores dos departamentos municipais e chefias de setor pelo empenho e transparência na alimentação dos dados. “Trata-se do reflexo de uma gestão séria, transparente e comprometida com o verdadeiro serviço público”, afirmou Marcelo Reis.
Confira o ranking do ITP https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYTA4ZjY1ODYtNGY4OC00ZjhjLWFlMjctYWMzZmE4YzczYWVkIiwidCI6ImY3MGEwYWY2LWRhMGYtNDViZS1iN2VkLTlmOGMxYjI0YmZkZiIsImMiOjR9