III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em Lunardelli
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na última quinta-feira (20), a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Lunardelli.
A Conferência teve como tema: “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com C17omida de Verdade, Democracia e Equidade”, e teve como objetivo estabelecer compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, promover a soberania alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, conscientizar a população quanto ao desperdício de alimentos e promover políticas públicas para o Combate à fome.
O evento contou com a presença de diversos representantes do poder público e sociedade civil. O Prefeito Reinaldo Grola deu boas-vindas aos participantes e enalteceu a importância deste evento para a efetivação das políticas públicas no que tange a Segurança Alimentar e Nutricional. Contou também com a presença da Chefe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná Vitória Maria Montenegro Holzmann, a responsável pelo setor administrativo da Seab Margarete Márcia Gomes, Carlos Alberto Ferreira, Técnico do Desan (Departamento de Segurança Alimentar) do Nucleo Regional da SEAB de Ivaiporã e a Rosana Pagé, Assistente Administrativo do Nucleo Regional da SEAB de Ivaiporã.
A palestra foi conduzida pela Mestra em Ciências de Alimentos e Coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade de Apucarana, Tatiana Marim, e pela Médica Veterinária Ana Paula Myiagi, responsável técnica pela inspeção municipal de Borrazópolis.
Após a palestra, os participantes se reuniram para discutir sobre os seguintes eixos temáticos: Eixo 1 – determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional. Eixo 2 – Sistema nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada. Eixo 3 – Democracia e Participação Social.
Os grupos elaboraram e votaram propostas, que posteriormente irão para a conferência regional, também elegeram os delegados que irão representar o município. O secretário municipal de Agricultura, Lucimar Souza da Silva, encerrou o evento agradecendo os presentes.
Ao final, os produtores rurais que integram a Lunaprol, prepararam um delicioso café com produtos da Agricultura Familiar.