Fortes chuvas paralisam captação e afeta abastecimento de água em Cambira

 Fortes chuvas paralisam captação e afeta abastecimento de água em Cambira

Sanepar instala água tratada na comunidade ruaral Alto do Divino, 11km da sede do município de Campo Morão. Campo Mourão, 08-11-19. Foto: Arnaldo Alves / AEN.

A Sanepar informa que a captação do Rio Cambira continua paralisada, nesta quinta-feira (03) em razão da alta turbidez causada por fortes chuvas. O rio é o principal manancial de abastecimento da cidade de Cambira. No momento, o sistema está sendo abastecido apenas pelos poços, o que representa 40% da produção de água. Caminhões-pipa estão auxiliando no abastecimento, no entanto, pode faltar água em todas as regiões da cidade. Ainda não há previsão para normalização no fornecimento de água.

Por esta razão, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de uso racional da água. O uso da água deve ser priorizado para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, lavagem de carros, calçadas e fachadas devem ser postergadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Podem ficar sem água principalmente clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115 . Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Outras notícias