Feira Verde em Apucarana distribui 680 quilos de alimentos nesta terça-feira

 Feira Verde em Apucarana distribui 680 quilos de alimentos nesta terça-feira

Já na fase de retornos, o Programa Municipal Feira Verde foi realizado hoje (21) pela segunda vez no Núcleo Habitacional Adriano Correia e no Recanto do Lago. No primeiro local o atendimento foi pela manhã e no segundo à tarde, onde foram distribuídos 680 quilos alimentos.

Moradores como Maria Aparecida Souza, do Núcleo Adriano Correia, demonstram a aprovação da iniciativa da prefeitura voltada à preservação do meio ambiente e levar produtos hortifrutis para população. “Participei da primeira vez que vieram aqui e fiz questão de voltar hoje. Vale muito à pena. Novamente estou levando frutas e verduras fresquinhas para casa. É bom para saúde e para o bolso da gente”, avalia.

Moradora do mesmo bairro, Jovita Costa, participou pela primeira vez e aprovou o que recebeu em troca do reciclável. “Estou levando vários produtos como brócolis, tomate e beterraba. Não vou perder mais essa oportunidade. A próxima vez que voltarem estarei aqui, com certeza”, afirma.

Criado pela administração municipal há pouco mais de um mês, dia 15 de maio, o Programa Feira Verde, que integra as ações na área de segurança alimentar e nutricional, já atendeu 11 bairros, e retornou a três deles, os dois de hoje e no Solo Sagrado.

Sem computar os números desta terça-feira, um balanço do primeiro mês do programa, no dia 15 de junho, somava 854 famílias atendidas, 3.635 quilos de alimentos entregues. Neste período foram 25 tipos diferentes de hortifrutigranjeiros, como abacate, alface, almeirão, beterraba, berinjela, laranja, cebolinha, salsinha, couve-flor, goiaba, mandioca, milho verde, abobrinha, chuchu, repolho, tomate, brócolis, banana e pimentão, e ainda pão, geleia de abóbora e de banana, pitaia, uva e bolacha caseira.

“Hoje atendemos 121 famílias e distribuímos 430 quilos de alimentos no Núcleo Adriano Correia. Já no Recanto do Lago foram 64 famílias que levaram para casa 250 quilos de alimentos”, informa Edeson Luiz Martins, que trabalha na separação e na entrega das sacolas.

O próximo bairro atendido, nesta quinta-feira (23), será na região do Núcleo Dom Romeu e Residencial Djalma Mendes. O atendimento acontece de 9 as 11 horas, próxima da Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira.

“O Feira Verde com pouco mais de um mês de atividade já está consolidado. É uma ação em que todos ganham. Gera um retorno muito positivo ao meio ambiente, à saúde da população, às famílias rurais, ao poder público e à cooperativa de reciclagem, para onde encaminhamos os materiais angariados junto ao programa”, detalha o prefeito Júnior da Femac.

Gerenciado pela Secretaria Municipal da Agricultura, Programa Feira Verde possibilita à população promover a troca de papel, plástico e papelão por hortaliças – legumes e verduras – e frutas adquiridas pelo município junto a produtores agrofamiliares.

Outras notícias