Expo Cocari 2022: primeiro dia do evento

 Expo Cocari 2022: primeiro dia do evento

A Expo Cocari 2022 começou na última quarta-feira (02), no Centro Tecnológico Cocari, abordando o tema: Inteligência na Agricultura Gerando Produtividade e Rentabilidade no Campo. Muita tecnologia, inovação e novidades estão sendo apresentadas nos mais de 60 estandes da exposição.

Na cerimônia de abertura, durante a manhã, foi firmada a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Cocari e realizada a reinauguração do Horto Medicinal da cooperativa.

Prestigiaram o evento produtores, diretores, superintendentes, convidados, empresas parceiras, representantes do poder público, pesquisadores da Embrapa, do IDR Paraná e da UEM, colaboradores e imprensa. Diversas autoridades acompanharam o evento: o representante do governo do estado do Paraná, superintendente geral de Apoio aos Municípios, Ricardo Maia; a prefeita municipal de Mandaguari, Ivoneia de Andrade Aparecido Furtado; o vereador Sebastião Alexandre da Silva, representando o Presidente da Câmara Municipal de Mandaguari; o secretário de Agricultura de Mandaguari, Yohann Paulo Andrade Furtado; o vice-reitor da UEM, Prof. Dr. Ricardo Dias Silva; a Diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEM, Prof.ª Dra. Adriana Aparecida Pinto; a coordenadora da Agronomia, Prof.ª Dra. Reni Saath; o Coordenador Adjunto da Agronomia, Prof. Dr. Telmo Antonio Tonin; e demais professores do curso de Agronomia da universidade.

Busca por produtividade
O presidente da Cocari, Dr. Marcos Antonio Trintinalha, falou sobre a condução das atividades da cooperativa. “Nosso objetivo é buscar o que há de melhor para a Cocari, cooperados e colaboradores. Todos os nossos esforços vêm nesse sentido de tecnificar cada vez mais a cooperativa e o trabalho em todos os segmentos da Cocari caminha na direção de trazer maior produtividade: a aquisição das concessionárias das marcas Case e New Holland, o investimento na área industrial, na Fiação e na Piscicultura, e o lançamento da linha Éfforos de insumos para a lavoura são exemplos da prática que adotamos na cooperativa”, destacou.

Alternativas para a estiagem
O presidente também comentou sobre a forte estiagem que atingiu lavouras nas áreas de atuação da cooperativa. “É um dia muito especial para a Cocari, principalmente neste momento em que há alguns lugares em dificuldades decorrentes do clima. Os produtores têm aqui a oportunidade de conhecer opções em tecnologia e melhorias que podem ser utilizadas nas suas propriedades”, ressaltou.

Novidades em tecnologia
Trintinalha enfatizou a variedade de soluções tecnológicas oferecidas pelo evento. “É importante frisar que essa feira, além das práticas de manejo, oferece também opções tecnológicas. Os visitantes poderão conhecer nosso drone de aplicação, o serviço de levantamento de áreas com a topografia, a ferramenta de piloto automático para tratores em áreas de plantio, e também o Aplicativo Cocari, desenvolvido para aproximar o cooperado da cooperativa, bem como a plataforma de e-commerce Vita Campo”, citou.

Investimento na cafeicultura
O presidente falou sobre o investimento da cooperativa no cultivo de café. “Estamos trabalhando forte com a cafeicultura, principalmente com os pequenos produtores, tentando incentivar essa atividade tanto no Paraná quanto no Cerrado Goiano e Mineiro, preparando e incentivando os produtores, para agregar valor às pequenas propriedades. Além do café, contamos com a piscicultura como alternativa de diversificação da renda”, pontuou.

Segurança em nosso trabalho
Dr. Marcos Trintinalha deixou uma mensagem aos produtores. “A Cocari continua há 60 anos no mesmo endereço, almejando melhorias e trabalhando para desenvolver nossos projetos. Continuem confiando e trabalhando conosco. Felizmente, a Cocari cresceu muito em 2021. Saltamos de R$ 2,7 para R$ 4,7 bilhões de faturamento dentro de um ano. Neste momento, estamos tentando fazer o máximo para minimizar o atual problema climático. Ressalto que ficamos à disposição dos produtores para o que precisarem. Faço o convite aos produtores para que venham se cooperar e nos tragam ideias, porque vamos ouvir e tentar fazer aquilo que for melhor para a Cocari e todos os seus cooperados”, ressaltou.

Trintinalha agradeceu a participação dos visitantes. “Este é um evento idealizado para os produtores. Espero que tenha sido um dia proveitoso, para utilizar técnicas nas suas propriedades. Todos os trabalhos apresentados na feira foram desenvolvidos com o objetivo de aumentar a produtividade para que tenhamos um bom retorno. Que Deus os abençoe e que tenhamos uma bela colheita nos próximos dias. A quem ainda não teve a oportunidade de visitar a Expo, venha nesta quinta-feira (03) e conheça as novidades de nossos parceiros e da cooperativa para buscarmos juntos as melhores soluções para atendê-los”, convidou.

Cooperação técnica
A cerimônia contou com a assinatura do termo de cooperação técnica entre a UEM e a Cocari, que permitirá que alunos da graduação e pós-graduação da universidade, de todos os cursos, realizem estágios e trabalhos de conclusão de curso na cooperativa, visando a formação e integração profissional.

O presidente falou sobre o acordo de cooperação. “Principalmente neste ano, em que a Cocari completa 60 anos, é uma grande realização promover este evento e realizar a assinatura deste termo de cooperação técnica entre a cooperativa e a UEM. Desde que assumimos a gestão, em março de 2021, o Conselho de Administração nos apresentou essa demanda de que agrônomos, veterinários e zootecnistas precisam estar juntos em todo o processo de trabalho. A partir disso, implementamos um sistema de tecnologia em que os consultores têm de acompanhar as propriedades do início até a colheita. Por isso, abrir essa oportunidade de parceira com a universidade é muito importante para levar a Cocari a outros patamares”, destacou.

Para o vice-reitor da UEM, Prof. Dr. Ricardo Dias Silva, é evidente a contribuição da universidade para o desenvolvimento regional. “Fiquei muito impressionado pela qualidade da feira e pela lufada de esperança que um evento como esse traz, porque mostra que estamos conseguindo superar obstáculos que enfrentamos em 2021. Além disso, é satisfatório ver o retorno que o desenvolvimento da universidade traz para a região. Muitos profissionais da Cocari formaram-se ou deram seguimento à sua formação na UEM. Nosso programa de pós-graduação destaca-se entre os melhores da área, nacional e internacionalmente. Todo o percurso que viemos traçando até aqui é motivo de orgulho e o envolvimento da sociedade organizada é fundamental para esse destaque. Não há como aumentar a inteligência no campo e melhorar a produtividade se não tivermos investimento em ciência e tecnologia. Por isso, é importante essa relação de troca que haverá com a assinatura”, disse.

Reinauguração do Horto Medicinal
No primeiro dia do evento, foi realizada a reinauguração do Horto Medicinal da cooperativa, que foi comentada pelo presidente da Cocari. “Não podemos nos esquecer de que a Cocari fará 60 anos na próxima segunda-feira (07), assim como devemos nos lembrar das pessoas que iniciaram esse processo, principalmente o Dr. Oripes Rodrigues Gomes, que fundou a cooperativa em 1962. É fundamental que a busca por tecnologia seja acompanhada pelo cuidado com a história e respeito por aqueles que nos precederam. Nesse sentido, o Centro Tecnológico preserva as plantas medicinais que nossas avós usavam. É muito importante resgatar esses conhecimentos e voltar a aplicá-los no cotidiano”, disse Dr. Marcos Trintinalha.

O Horto Medicinal da Cocari recebeu o nome da professora da UEM Drª. Maria Eugenia da Silva Cruz que, por mais de 30 anos, dedicou-se à botânica e atuou na instalação do Horto no CTC, em dezembro de 2007. Lotada no Departamento de Agronomia da UEM até o ano de 2012, quando faleceu, desenvolveu uma série de projetos e pesquisas voltados para utilização de plantas medicinais, sendo aromáticas e condimentares, extração de óleos essenciais, fisiologia pós-colheita de frutos e hortaliças e controle fitossanitário alternativo através da utilização de plantas medicinais.

O vice-reitor da instituição agradeceu a homenagem. “Agradeço o reconhecimento pelo trabalho da professora Maria Eugênia nessa área da agricultura voltada à medicina. É muito especial receber essa homenagem à professora e, indiretamente, a todos os seus alunos e àqueles que compartilharam da sua trajetória de pesquisa”, disse.

Força do Agro
A prefeita de Mandaguari, Ivoneia Furtado, falou aos presentes, enaltecendo a atuação do agronegócio no fortalecimento da economia. “Todos sabem que o agronegócio cresce significativamente no país. Neste momento, é necessário retomar as atividades econômicas e foi justamente este setor que ofereceu suporte à economia no país. Mesmo com a crise hídrica, seguimos firmes graças à determinação dos agricultores e também da Cocari, que auxilia os produtores da região. Agradeço especialmente os profissionais que desempenham este importante papel de colaboração com os agricultores”, disse.

Atrações da feira
O superintendente de Suprimentos e Assistência Técnica da Cocari, Jacy Cesar Fermino da Rocha, falou sobre as atrações e condições especiais trazidas pela Expo Cocari deste ano. “Entre as principais atrações, teremos as apresentações técnicas, o Balcão de Negócios, muito oportuno para este ano de incertezas em relação ao fornecimento de fertilizantes e matéria-prima para os defensivos. Estamos oferecendo condições muito atrativas para o verão 2022/2023. Além disso, teremos condições comerciais diferenciadas para grãos. No estande do TRR Cocari, o agricultor poderá negociar diesel com condições mais vantajosas. Tudo para que os cooperados tenham boas condições comerciais e segurança na entrega dos insumos”, comentou.

Plantio direto
O responsável técnico do Centro Tecnológico Cocari, Dr. João Batista Gonçalves Dias da Silva, abordou questões técnicas sobre clima e plantio direto. “É importante ressaltar que passamos por um período de La Niña, que significa seca no Sul e chuva abundante no Nordeste. Muitas vezes, o agricultor pensa em qual variedade pode escolher para resistir melhor à seca ou qual produto deve aplicar na lavoura com essa finalidade, mas existe uma alternativa melhor. Preparamos quatro estações para falar sobre a produção de palha para aumentar a capacidade de armazenamento de água pelo solo. Os resultados obtidos podem ser conferidos pelo público e trouxeram diferenças muito significativas entre as parcelas de plantio direto, com o uso da palhada e aquelas que não tiveram esse sistema”, ressaltou.

Campanha Saca do Bem
Durante a Expococari, os produtores que quiserem participar da Campanha Saca do Bem, em benefício do Hospital do Câncer de Londrina, doando uma ou mais sacas de soja, podem assinar o termo de doação no estande do Cooperativismo, próximo à barraca central.

Sorteio
A feira também está promovendo o sorteio de uma Smart TV ao final de cada dia do evento. No primeiro dia, o ganhador foi o produtor José Carlos Kovalchuk, de Lunardelli-PR. Para concorrer, basta visitar os estandes da Cocari e parceiros e carimbar o verso do crachá, nos locais indicados. O sorteio acontecerá entre 16h e 17h, na barraca central, e o prêmio será entregue somente para aquele que estiver presente no local.

A Expo Cocari foi organizada tomando todas as medidas preventivas em relação à Covid-19, com o uso de álcool em gel, máscara e distanciamento.

Participe!

Outras notícias