Exército celebra os 54 anos do 30º BIMec em Apucarana

 Exército celebra os 54 anos do 30º BIMec em Apucarana

Com a presença do general Marcos Américo Vieira Pessôa, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel, foi celebrado nesta sexta-feira (30/09) os 54 anos de existência do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec). A solenidade contou ainda com a entrega de diplomas a “amigos do batalhão” e a militares que se destacaram em atividades dentro da unidade.

O evento contou ainda com a presença do coronel Flábio Meireles Machado, comandante do 30º BIMec, e também de comandantes das outras organizações militares subordinadas a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. O prefeito Junior da Femac representou o Executivo, enquanto o Legislativo foi representado pelo vereador e presidente da Casa, Franciley Preto Godoi (Poim).

Junior da Femac ressalta que o 30º BIMec é uma das maiores organizações militares do Paraná e do Sul do Brasil. “Abrange 120 cidades, o que representa quase um terço da população do Paraná. É uma riqueza de Apucarana e existe uma relação forte com a cidade e também com a região. Há uma interação muito grande entre a Prefeitura e 30º BIMec, através de diversas parcerias nas áreas de esporte, educação e saúde, como recentemente a cooperação no combate do coronavírus”, pontua Junior da Femac.

O general Américo destacou a presença do Exército no Norte do Paraná, pela pujança e valor econômico da região, enaltecendo também a integração com a comunidade. Nos 54 anos da unidade em Apucarana, o general lembrou mudanças ocorridas, especialmente em 2014 quando a unidade foi transformada de motorizada para mecanizada. “Não foi apenas uma mudança de material, de equipamento, mas também de mentalidade. Não basta termos um equipamento moderno, como a viatura guarani, se não modernizarmos também a forma de emprego deste equipamento”, avalia o general Américo, destacando o pioneirismo do 30º BIMec neste processo.

O comandante do 30º BIMec afirma que a cerimônia também teve o objetivo de celebrar as diversas gerações que passaram pela unidade militar, além das várias missões que foram atribuídas e cumpridas com êxito. “Quem não serviu, certamente tem um parente ou amigo, filho ou neto que serviu no batalhão. A cada ano, são quase duzentas pessoas que entram no batalhão como recruta, onde recebem nossos valores e tradições”, reitera.

Coronel Flábio lembra que a comemoração do aniversário foi marcada ainda com a inauguração de uma placa comemorativa à chegada do Exército Brasileiro em Apucarana. O tributo foi afixado às margens da linha férrea, nas imediações do Cisvir, no local onde aconteceu o desembarque da primeira tropa do Exército a aquartelar-se no Norte do Paraná, em 9 de setembro de 1.965, quando a 4ª Companhia do 13º Regimento de Infantaria, de Ponta Grossa, foi destacada para Apucarana. O aniversário do batalhão, no entanto, remete ao ano de 1968 quando a unidade foi efetivamente instalada.

A cerimônia contou ainda com a entrega de diplomas de “amigos do batalhão” ao tenente-coronel Marcos José Facio, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, ao tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo, ex-comandante dos Bombeiros de Apucarana, a Carlos Mendes, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e a professora Maria Agar, secretária municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). Durante a formatura, também foram entregues diplomas a militares do batalhão que se destacaram como o

praça que mais de distinguiu no cumprimento dos deveres militares, o melhor atirador e também para o melhor aptidão física.

Outras notícias