Em meio à crise hídrica, executivo de Ariranha do Ivaí elabora estratégia para amenizar estiagem

 Em meio à crise hídrica, executivo de Ariranha do Ivaí elabora estratégia para amenizar estiagem

A crise hídrica, que já se estende de forma mais severa desde meados de 2019 no Paraná, somada à temperatura ambiente e de solo excessivamente elevada, ampliou a estimativa de perdas para o setor agrícola do Estado em 2021 e 2022. Em Ariranha do Ivaí, desde o dia 01 de novembro de 2021, a estiagem vem sendo implacável, gerando danos e prejuízos principalmente aos agricultores e pecuaristas, além de afetar o abastecimento de água e serviços que necessitam diariamente de quantidades expressivas no trabalho.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento de Ariranha do Ivaí, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e pelo site do Instituto das Águas do Paraná – Sistema de Informações Hidrológicas –, comparando anos anteriores das últimas 3 décadas, mostra que o ano de 2021 foi atípico, praticamente não aconteceu precipitações hidrológicas nos meses de Agosto a Dezembro de 2021, o que resultou no desencadeamento da seca. Estima-se que cerca de 700 famílias direta e indiretamente ligadas a atividade rural, tiveram suas atividades econômicas afetadas impactando aproximadamente 2100 pessoas.
Reconhecendo a situação de emergência em nosso município, e em demais outros, foi publicado no dia 13/01 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, através de Diário Oficial da União, o decreto de nº 10002, que declara a situação de emergência nas áreas dos Municípios atingidos por estiagem, de acordo com a Codificação Brasileira de Desastres.
Em decorrência da falta de água nas regiões periféricas de nosso município, bem como os distritos, a Prefeitura de Ariranha do Ivaí, através da Secretaria Municipal de Manutenção Rodoviária busca estabelecer estratégias, com o objetivo de amenizar os danos do desastre, uma delas é o abastecimento de um caminhão pipa com capacidade para 6,000 litros, que, já a algum tempo vem abastecendo diversas localidades, entre elas; Pompeia, Nova Aliança, 70 Alqueires, Salto do Ariranha, 500 Alqueires, São Benedito, Sede, Riozinho, Rio 19, Bambuzal, Rio Claro, São Pedro São Paulo, Jardim da Curva, Barraquinha, Alecrim e Bom Jesus. “A iniciativa veio depois de nos sensibilizarmos com a situação dos munícipes dessas regiões, as comunidades estavam perecendo, então nós da Secretaria Municipal de Manutenção Rodoviária, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e o Executivo, decidimos atender essas pessoas abastecendo diariamente um caminhão pipa, objetivando amenizar os danos causados pela seca”, declara Ademir Rodrigues Paulino, Secretário Municipal.
A Administração Pública segue alerta para a crise, e busca priorizar sempre o bem-estar das pessoas, desenvolvendo estratégias e ações que buscam melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes.

Outras notícias