Em Marilândia do Sul, Vigilância Sanitária retorna com o programa VIGIAGUA nesta terça-feira (05)

 Em Marilândia do Sul, Vigilância Sanitária retorna com o programa VIGIAGUA nesta terça-feira (05)

A Vigilância Sanitária retomou nesta terça-feira (05) a coleta de água programa VIGIAGUA, o programa consiste em monitorar a qualidade da água no município para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade.

 

Toda semana são coletadas seis amostras, sendo três em Minas e três da Sanepar. Nas três coletas referentes as Minas são realizados exames Microbiológicos para verificar a presença de Coliformes Totais, que está relacionado à presença de sujidades, podendo ser nas minas, nos reservatórios de água, tubulações ou torneira.

E também se há presença da Bactéria Escherichia Coli, que pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e colite hemorrágica. Já nas coletas da Sanepar é verificado se as quantidades de cloro aplicada estão dentro dos padrões exigidos pela portaria.

“Nesta terça feira retornaremos com as coletas de água do Programa VIGIAGUA, neste programa trabalhamos com a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seus padrões de Potabilidade, conforme anexo XX, da portaria de consolidação N° 5/2017, alterado pela portaria GM/MS N°888/2021” explicou a agente sanitária Leila Authaus.

Outras notícias