Dia da Indústria Têxtil: Fiação Cocari é referência na produção de qualidade!

 Dia da Indústria Têxtil: Fiação Cocari é referência na produção de qualidade!

Em 21 de abril é comemorado o Dia da Indústria Têxtil, setor que movimenta a economia do Brasil e é responsável pela geração de milhares de postos de trabalho no país, sendo o segundo maior empregador da indústria de transformação, atrás apenas do segmento de alimentos e bebidas. O setor têxtil envolve vários processos desde a transformação de fibras em fios, depois dos fios em tecidos e posteriormente os tecidos são utilizados em indústrias de vestuários, tapeçarias e muitos outros departamentos. A indústria têxtil contempla a produção em fiações, tecelagens e beneficiamento, além de técnicas intermediárias.

Segundo levantamentos do setor, no ano de 2021, o faturamento da Cadeia Têxtil e de Confecção superou a marca de R$ 190 bilhões, com o volume de produção alcançando 2,16 milhões de toneladas. Os investimentos no segmento foram da ordem de R$ 4,9 bilhões, chegando a 1,34 milhão de empregos formais em todo o país.

Fiação Cocari

Representando uma parcela na diversificação das atividades da Cocari, no ano de 1986 a cooperativa intensificou suas atividades no setor têxtil, com a inauguração da Fiação Cocari, sendo que o serviço de beneficiamento de algodão já era feito desde 1981. A unidade fabril foi projetada para gerar empregos aos filhos de cooperados e utilizar a produção dos agricultores na industrialização, agregando valor ao fruto do trabalho dos cooperados. Naquela época, muitos produtores trabalhavam no cultivo do algodão, matéria-prima que seguia dos campos da região de Mandaguari (PR) diretamente para a fábrica recém-inaugurada no município-sede da cooperativa.

Passados quase 37 anos, hoje, a Fiação Cocari gera 287 empregos diretos, mas pode chegar a 360, atuando nos turnos Comercial e A1, A2, B1 e B2 (no regime 12 x 36). Recentemente, a unidade passou por nova ampliação, aumentando sua capacidade operacional para até 1.000 toneladas de fios por mês. Bastante dinâmica, a fábrica atende malharias e tecelagens, estando apta a produzir de acordo com a demanda do mercado por fios de algodão e mesclas diversas, convencional, open-end e penteado.

Referência em qualidade

Com um parque fabril entre os mais modernos da América Latina, a Fiação Cocari tem como clientes importantes marcas e grifes conceituadas do setor têxtil, atendendo a diversos segmentos, como: moda feminina, masculina, infantil e esportiva, além das linhas de cama, mesa e banho, hospitalares e artesanatos. Os principais mercados da Fiação Cocari são os estados de Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Paraná.

Prezando sempre pela qualidade de sua produção, a Fiação Cocari é referência nacional no setor. Em 1999, a fábrica implementou um Sistema de Gestão da Qualidade, conseguindo a Certificação ISO 9001, uma norma internacional que estabelece requisitos para garantir a qualidade na produção industrial. Além disso, nos últimos seis anos, a unidade passou por auditorias realizadas pelo organismo certificador Tecpar Cert, sem que fossem identificadas não conformidades. Isso reforça o compromisso da Fiação Cocari com a satisfação dos clientes, fornecendo produtos de qualidade ao mercado têxtil.

A Fiação Cocari conta com uma equipe capacitada e comprometida para a realização das atividades, com os colaboradores de todos os setores atuando na busca constante para garantir a excelência na produção de fios.

Redação Cocari, com informações da Abit e IEMI

Outras notícias