“Desfile Cívico dos 200 anos” de Apucarana contará com 64 entidades

 “Desfile Cívico dos 200 anos” de Apucarana contará com 64 entidades

Sessenta e quatro entidades apucaranenses confirmaram participação no desfile em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil. A listagem dos inscritos para o “7 de Setembro” foi homologada pela Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), e apresentada de forma oficial nesta segunda-feira (29/08) em reunião com parceiros de organização realizada na “sala do boné pensador”, localizada no quarto pavimento da Casa de Cultura, no Edifício Fênix.

No encontro, que contou com representantes do Município, 30º BIMec, 10º BPM, Corpo de Bombeiros, Idepplan, Guarda Civil Municipal (GCM), Autarquia Municipal de Educação (AME) e Núcleo Regional de Educação (NRE), foram tratados de detalhes relativos à segurança, locais para instalação de banheiros químicos e também definidos os bloqueios de ruas. “Também apresentamos o mapa com a ordem de posicionamento de cada entidade, com indicação dos locais de concentração dos participantes para que no dia do desfile não haja contratempos ou imprevistos”, explica professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur.

A participação na celebração que marca os 200 anos da Independência do Brasil em relação ao Reino de Portugal foi aberta a instituições educacionais municipais, estaduais, federais, particulares e filantrópicas, aos movimentos culturais organizados e às instituições sociais representativas da comunidade. “Além de instituições como o 30º BIMec, 10º BPM, Corpo de Bombeiros, GCM, Samu, e escolas das redes municipal, estadual e particular, o desfile do bicentenário terá a presença de representantes de clubes de serviços e grupos organizados de segmentos diversos”, esclarece a secretária Maria Agar.

A expectativa da prefeitura é de que cerca de 20 mil pessoas prestigiem o desfile cívico. “O “7 de Setembro”, que é já especial por sua própria essência, ganhou um simbolismo ainda maior neste ano. Além de estarmos comemorando os 200 anos da nossa independência, após dois anos de pandemia da Covid-19 – em que ficamos impedidos de realizarmos os desfiles para evitarmos aglomerações – , estaremos novamente reunidos nas ruas para exaltarmos o nosso amor pelo Brasil”, disse o prefeito Júnior da Femac.

O momento cívico do dia 7 de setembro terá concentração na Avenida Curitiba, n° 2.256, na altura do Supermercado Cidade Canção. “O início do desfile está marcado para as 9 horas, com a dispersão acontecendo na Avenida Curitiba, n°1.121, em frente às Lojas Pernambucanas”, comunica Maria Agar, secretária da Promatur, frisando que a Semana da Pátria que marca o “bicentenário da independência” tem início nesta quinta-feira (1º de setembro), às 8 horas, com solenidade de abertura no platô da Praça Rui Barbosa.

Outras notícias