Deputadas e deputados eleitos em outubro tomam posse na Assembleia Legislativa do Paraná

 Deputadas e deputados eleitos em outubro tomam posse na Assembleia Legislativa do Paraná

O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, na tarde desta quarta-feira (1º), a presença de diversas autoridades, chefes de Poderes, prefeitos, vereadores, familiares e população em geral, para a sessão solene de posse das deputadas e deputados estaduais eleitos em outubro de 2022. Conforme determina a Constituição do Estado e o Regimento Interno da Assembleia, a sessão de posse e instalação da 20º legislatura, foi conduzida pelo deputado Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia na legislatura anterior, e pelos secretários Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Gilson de Souza (PL).

O ato solene contou com a presença de inúmeras autoridades e teve início com a instalação da 20ª Legislatura, período que vai até 31 de janeiro de 2027.

Estiveram presentes o vice-governador Darci Piana; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Laurindo de Souza Netto; o presidente eleito do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia; o prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães; e a chefe do escritório do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, embaixadora Ligia Maria Scherer.

Na sequência foram proclamados os eleitos em outubro do ano passado. A relação dos 54 parlamentares foi lida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli, que secretariou a sessão. Dos 54 parlamentares que tomaram posse, 30 foram reeleitos e 17 assumem o mandato pela primeira vez. Outros sete parlamentares retornam à Assembleia, após terem assumido em legislaturas passadas na condição de suplente ou após cumprirem mandatos de deputado federal e prefeito.

O deputado Ademar Traiano convocou os parlamentares para prestar o compromisso constitucional ratificando, um a um, em pé e seguindo ordem alfabética, com a afirmação “Assim o prometo”, a declaração lida pelo presidente, com o seguinte teor: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado do Paraná e observar as Leis desempenhando lealmente o mandato que me foi confiado pelo povo paranaense e promover o bem do meu Estado”, e assinando o termo de posse.

“Hoje foi o momento da consagração, da glória e da legitimação do processo eleitoral no qual todos os parlamentares tomaram posse nesta Casa Legislativa. Temos a certeza que a Assembleia de uma forma muito harmoniosa convive com os poderes constituídos e com as instituições do nosso Estado, sempre pensando no bem maior que é a coletividade paranaense”, afirmou Traiano, que está assumindo seu nono mandato na Casa.

Os representantes dos demais poderes do Estado também ressaltaram que o diálogo institucional é fundamental para a realização de ações em prol da população paranaense. “É muito importante fortalecer o relacionamento institucional entre os Poderes”, destacou José Laurindo de Souza Netto. “O relacionamento do Poder Executivo é ótimo, assim como com os outros poderes. Tenho certeza que continuaremos o bom diálogo entre as partes”, apontou Darci Piana. “É sempre muito bom nas relações republicanas estarmos irmanados num só ideal, que é o Estado Democrático de Direito”, destacou Giacóia. “Toda nova legislatura tem novas propostas a serem acolhidas. É uma época para as instituições se agregarem num bem comum e em benefício da sociedade”, conclui Fernando Guimarães.

Antes do encerramento da solenidade de posse, Traiano submeteu ao Plenário requerimento antecipando a segunda sessão preparatória da 20ª Legislatura para ser realizada logo após a sessão de posse, para a realização da eleição da nova Mesa Diretora da Casa para o período 2023/2024, correspondente às 1ª e 2ª sessões legislativas da 20ª Legislatura.

Continue lendo.

Outras notícias