Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã cria programa Agente Mirim de Combate à Dengue

 Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã cria programa Agente Mirim de Combate à Dengue

Foi com objetivo de conscientizar as crianças dos projetos sociais que a diretora do Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, criou o programa Agente Mirim de Combate à Dengue, envolvendo a Vigilância Sanitária.

O programa Agente Mirim de Combate à Dengue tem como objetivos formar crianças e adolescentes dos projetos sociais Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude, visando ensiná-los a conhecer os sintomas da doença; prever a proliferação do mosquito; executar ações de eliminação dos focos no município para gerar a conscientização sobre o combate à dengue; eliminar os recipientes encontrados com água parada nos domicílios; reduzir os casos positivos; e envolver a sociedade no combate à dengue.

As crianças e adolescentes dos projetos sociais tiveram uma verdadeira aula de conscientização acerca do mosquito Aedes aegypti, no Centro da Melhor Idade, onde Cristiane Pantaleão explicou didaticamente o que é a larva, mosquito, tipos de doenças que causa – dengue, zika e chikungunya e atitudes necessárias para evitar acúmulo de água e lixo.

O encontro contou com a presença da equipe da Vigilância Sanitária e do “mosquito da dengue – fêmea”. Na ocasião, foram expostos exemplos de materiais que acumulam água.

Metodologia

O programa terá a duração de 5 meses. As crianças e adolescentes serão formados, e irão desenvolver atividades em domicílio – coletando material que possa acumular água. “Em seguida, iremos desenvolver um laboratório com o material colhido em casa e promover uma feira com material reciclável. No final, haverá a formatura do Agente Mirim de Combate à Dengue”, explicou Cristiane Pantaleão.

A vereadora Gertrudes Bernardy defendeu o combate à dengue envolvendo principalmente as crianças e adolescentes, “porque são fundamentais para orientar e ajudar os pais a manter os cuidados necessários no domicílio”.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

Outras notícias