Departamento de Agricultura de Ivaiporã inicia projeto de Produção de Orgânico

 Departamento de Agricultura de Ivaiporã inicia projeto de Produção de Orgânico

A diretora do Departamento Municipal de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã, Estela Guisi Bagio Zanetti, e o engenheiro agrônomo Gil Roberto Garib estiveram nas propriedades dos produtores de tomate Guilherme Guergolet e Rony Cobiannk, onde deram orientações sobre o programa Paraná Mais Orgânico – Governo do Estado, que foi criado em 2009 e desenvolvido em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Tecpar), 7 universidades estaduais e o Instituto de Desenvolvimento Rural Iapar-Emater (IDR-Paraná).

O programa Paraná Mais Orgânico orienta agricultores familiares interessados em produzir alimentos orgânicos e certifica aqueles que seguem as técnicas de manejo desta modalidade de produção. Os produtores aprendem a converter as lavouras tradicionais para o modelo orgânico – livres de agrotóxicos, sementes transgênicas e de outras substâncias tóxicas ou sintéticas, conforme as normas da legislação brasileira para produtos e sistemas de produção orgânica.

As orientações são dadas pelos profissionais dos Núcleos de Certificação Orgânica sediados nas 7 universidades estaduais e no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia.

Estela Zanetti e Gil Roberto Garib estavam acompanhados do agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Paulo Lizareli, e dos engenheiros agrônomos do Núcleo Vale do Ivaí ligado ao programa Paraná Mais Orgânico, Manoela Moreira, José Carvalho e Adriana Moreira.

Segundo Estela Zanetti o objetivo é capacitar e treinar produtores para produzir tomate orgânico em estufa sob a orientação dos agrônomos Paulo Lizareli (Ivaiporã) e Rogério Maia (Lidianópolis), e do técnico do IDR de Faxinal, Luís Castro. “A princípio 8 municípios do Vale do Ivaí farão parte do programa Paraná Mais Orgânico – entre eles, Ivaiporã. O processo de capacitação inclui aquisição de sementes, mudas e defensivos orgânicos”, explicou Estela Zanetti.

O município de Ivaiporã participará com 2 produtores acompanhados e supervisionados pelo agrônomo Gil Roberto Garib e pela equipe do programa Paraná Mais Orgânico. “Trata-se de um importante processo para o crescimento do setor de certificação e será realizado durante 2 anos. No final, os resultados serão avaliados”, antecipou Estela Zanetti.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias