Departamento de Agricultura de Ivaiporã incentiva produtores investir em sericicultura

 Departamento de Agricultura de Ivaiporã incentiva produtores investir em sericicultura

A diretora do Departamento Municipal de Agricultura de Ivaiporã, Estela Guisi Bagio Zanetti, e os agrônomos Gil Roberto Garib e Maria Helena da Cruz discutiram a importância da sericicultura com o supervisor do escritório da Fiação Seda Bratac, em Jardim Alegre, João Donizete Saldan, que veio de Maringá, e com gerente o Rogério Ugucioni.

A sericicultura, que envolve a produção de casulos, os quais as indústrias transformam em fios e consequentemente em tecidos de seda, é uma importante atividade no Paraná e considerada um bom negócio para agricultura familiar. Além disso, diversifica pequenas propriedades com geração de renda mensal durante 9 meses por ano.

Um dos objetivos é buscar parceiros e formas de incentivar o produtor rural do município a gerar uma renda a mais – principalmente para os jovens agricultores. “A sericicultura também é um setor importante no município de Ivaiporã, assim como a soja e o café”, afirmou Estela Zanetti.

Trata-se de uma atividade que proporciona boa margem de renda em pequenas áreas de exploração. Mas a preocupação dos agrônomos está relacionada ao uso de agrotóxicos que atinge as plantações de amoreiras.

Por isso, o Departamento Municipal de Agricultura realizará treinamentos e reuniões no decorrer do ano para capacitar os produtores. Em Ivaiporã há 17 criadores de casulos e a meta é aumentar o número de produtores.

Dia de Campo

Na quarta-feira, dia 26 de maio, haverá Dia de Campo Sobre Sericicultura, entre 08h00 às 09h30, na propriedade do produtor Antônio Alves Souza/Pindauvinha. E das 10h00 às 12h00, o Dia de Campo Sobre Sericicultura será promovido na propriedade do produtor Rafael Chambó/Ouro Verde.

Estela Zanetti disse que os interessados em participar do Dia de Campo Sobre Sericicultura podem procurar o Departamento Municipal de Agricultura, na Avenida Melvis Muchiuti, 940 ou ligar (43) 3472-2130.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias