Costelada do “Ferra Mula” volta na quarta-feira em Apucarana

 Costelada do “Ferra Mula” volta na quarta-feira em Apucarana

A tradicional costelada da Associação Filantrópica Ferra Mula, de Apucarana, vai voltar na próxima quarta-feira (16). O funcionamento foi suspenso no início do ano com a nova onda da Covid-19, com a predominância da variante Ômicron.

A entidade entendeu que é possível retomar o atendimento, levando em conta o avanço da vacinação no município. O atendimento começa às 17h30. É possível também fazer reservas por telefone. Veja o card abaixo:

Servida há mais de 60 anos pela Associação Filantrópica Ferra Mula, a costela bovina assada na brasa é “Patrimônio Cultural e Imaterial de Apucarana”. A lei 092/2019 com a inclusão do prato foi sancionada em 27 de junho de 2019 pelo Executivo Municipal. Além do aspecto gastronômico, a homenagem valoriza o contexto histórico, cultural e filantrópico do Ferra Mula.

A entidade surgiu em 1958 a partir da união de um grupo de amigos. Reunidos habitualmente em finais de tarde e também em sábados e domingos para conversar enquanto tomavam alguns aperitivos, eles decidiram se cotizar para ajudar os mais necessitados, principalmente crianças e idosos. Edmundo Henrique de Faw, Alfredo Viol, Arcangelo Marchiori, Adão Iwankiw, Atanasivs Firippis, Antonio Creto, Oscar Tacla, Salomão Mussi Fagali, Vicentes Sanches, entre outros pioneiros, formaram o primeiro grupo de sócios do Ferra Mula.

Apesar de iniciar suas atividades em 1958, a Associação Filantrópica Ferra Mula foi criada oficialmente apenas em 28 de janeiro de 1963. Nos primeiros anos, os integrantes do grupo se cotizavam para ajudar crianças e idosos, que pediam esmolas nas ruas da cidade, garantindo comida, remédios e atendimento médico quando necessário. Depois, o Ferra Mula passou a fornecer certidão de nascimento de forma gratuita e também a realizar o Natal da Criança, com doações de brinquedos e outros.

Com o passar dos anos, esse grupo de amigos ganhou apoio de mais pessoas interessadas no trabalho voluntário e hoje é referência em filantropia a partir da gastronomia em Apucarana, com sua sede própria na Avenida Irati, 245, na Barra Funda.

A escolha do nome “Ferra Mula” tem duas versões, segundo informações do próprio site da entidade (www.ferramula.com.br). A primeira é religiosa: a mula sempre foi um animal utilizado para o transporte de cargas e fardos e, na história, foi quem levou Jesus Cristo em sua peregrinação. A segunda versão é menos nobre. Faz referência ao consumo de bebidas alcoólicas: “tomar umas e outras” na época era conhecido pelos pioneiros como “ferrar a mula”.

Em 1968, a entidade foi declarada de utilidade pública pelo Estado do Paraná com a lei nº 5811 de 19 de julho 1968 e pelo município de Apucarana pela lei nº 30/1964. É também registrada junto ao Conselho Nacional de Serviço Social sob nº 241.655/67 de 27/03/1972. O lucro das costeladas é revertido totalmente a entidades sociais de Apucarana e região.

Algumas curiosidades envolvem o Ferra Mula. Na cerimônia de posse de um novo associado é utilizada uma ferradura para simbolizar o seu ingresso. As costeladas também são realizadas todas as quartas-feiras, a partir das 17 horas, com o preparo médio de 600 quilos, sendo permitida somente a entrada de homens. O Ferra Mula inspirou ainda a criação de outras instituições filantrópicas. É o caso da entidade “U-Mió-du-Boi”, criada em 2008 em Piracicaba (SP).

Com informações da 98 FM.

Outras notícias