Comitê vai intensificar estratégias para atrair mais empresas locais nas licitações do Município

 Comitê vai intensificar estratégias para atrair mais empresas locais nas licitações do Município

Em um cenário de retomada da economia, ainda permeado por um ambiente de dificuldades e incertezas gerado pela pandemia da Covid-19, muitos empreendedores – especialmente de pequeno e médio portes – têm encontrado dificuldades em manter suas atividades. Por desconhecimento, ou por simplesmente desconsiderarem a opção – por julgarem ser um meio muito complexo ou burocrático -, renegam um grande filão nos tempos atuais, que é o fornecimento – seja de produtos ou serviços – para o poder público, as chamadas “compras públicas”.

E é justamente visando desmitificar este estigma, passando a mensagem de que “habilitar-se nos processos de concorrência para fornecer para o poder público é seguro e nem tão complexo como imaginado e que, uma vez sendo o fornecedor, o pagamento é pontual”, que o Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana tem, desde o ano passado, colocado em prática estratégias visando fomentar uma maior participação de empreendedores locais nas licitações realizadas pelo município. Segundo o presidente do comitê e secretário da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, Edison Peres Estrope, em reunião de planejamento realizada nesta semana, na sede do Sebrae, ficou definido que as reuniões setorizadas com segmentos produtivos terão sequência. “Foi algo que deu bastante resultado e vamos intensificar ao longo deste ano. Queremos que mais empreendedores apucaranenses forneçam para a prefeitura e para as nossas autarquias”, argumenta Estrope.

Do encontro de planejamento, participaram ainda Felipe Sicorski, consultor do Sebrae; Olga Maria Machado, do Observatório Social; Alison Cesari, da AMPEC; Aida Assunção, do Sivana; e Regina Célia Rosseti, do setor de Licitação da prefeitura. “Além das “compras públicas”, nesta reunião tratamos de outras ações visando o fortalecimento da economia local, com análise de seus impactos a curto, médio e longo prazo”, explica Estrope, frisando que independente da participação nos encontros setorizados – onde é detalhado o funcionamento do programa “Compras Apucarana” e como funciona o sistema de pregão eletrônico “comprasnet” – “a prefeitura e parceiros como Sebrae e Ampec, estão de portas-abertas para prestar, ao empresário interessado, toda assessoria necessária para que concorra em processos de compras públicas”.

O prefeito Júnior da Femac pontua que o Município adquire milhões de reais em bens, produtos e serviços que, ao serem fornecidos por empresas locais há garantia de que grande parte destes recursos fique e gire na cidade. “O trabalho do comitê tem somado forças com outras iniciativas da gestão no sentido de criar um ambiente que permita uma participação cada vez maior de empresas locais nos processos licitatórios”, enaltece o prefeito, ressaltando que muitos produtos e serviços acabam sendo fornecidos por empresas de fora da cidade.

O comitê gestor, que mantém encontros quinzenais, conta com representantes da prefeitura, Sebrae, Acia, Sivana, Sivale, instituições de ensino superior (Unespar, UTFPR, FAP e Facnopar) e Associação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Apucarana (AMPEC). Mais informações sobre o

Programa Compras Apucarana podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000, no setor de Compras e Licitações.

Outras notícias