Colabore com a Campanha Saca do Bem e ajude a salvar vidas que estão em tratamento no Hospital do Câncer de Londrina

 Colabore com a Campanha Saca do Bem e ajude a salvar vidas que estão em tratamento no Hospital do Câncer de Londrina

Com a Campanha Saca do Bem, cooperados da Cocari e toda a comunidade podem contribuir com o Hospital do Câncer de Londrina (HCL), realizando a doação de sacas de grãos ou de valores em dinheiro. Além da Cocari, que participa pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa reúne outras seis cooperativas ou empresas do agronegócio para arrecadar recursos que são destinados ao hospital para ajudar a custear os tratamentos de pacientes oncológicos.

Referência nacional no tratamento de câncer, o hospital foi criado em 8 de novembro de 1965, pela idealizadora Lucilla Pinto Ballalai (in memoriam), na época denominado Centro Norte Paranaense de Pesquisas Médicas. Inicialmente, o local era destinado à prevenção de câncer de colo do útero para moradoras de Londrina e região. Contando com ajuda de voluntários e apoio da comunidade, a instituição se expandiu e no ano de 1968 teve início a construção de sua Sede, localizada na região central da cidade.

Com 57 anos, o Hospital do Câncer de Londrina atende pacientes de todas as idades, inclusive com uma ala destinada ao tratamento de crianças. São mais de 43 mil pessoas em tratamento contra o câncer no hospital, que recebe pacientes de diversos municípios da área de atuação da Cocari no Paraná.

Uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de cerca de 40 especialidades médicas, presta atendimento aos pacientes e familiares que também necessitam de apoio. Além do corpo clínico voltado diretamente ao tratamento do câncer, outros profissionais realizam consultas nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social entre outros, sendo serviços de fundamental importância para a saúde e o bem-estar de pacientes em tratamento ou internação.

Referência nacional

O Hospital do Câncer de Londrina conta com três equipamentos de radioterapia de última geração. O mais recente é o Halcyon™, um acelerador linear de partículas que une um moderno mecanismo de irradiação de intensidade modulada (IMRT) e a mais precisa técnica de localização nos pacientes, o chamado IGRT ou radioterapia guiada por imagem. O equipamento chegou da China em agosto de 2021, sendo adquirido por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), do Ministério da Saúde, e de recursos próprios. A tecnologia presente neste equipamento permite a captação de imagens volumétricas de verificação, em tempo real, na própria máquina de tratamento antes de cada aplicação de radioterapia, garantindo, com a maior precisão possível, a aplicação da radiação no tumor. Os equipamentos, somados aos investimentos em infraestrutura e recursos humanos, posicionam o parque tecnológico de radioterapia do HCL entre os melhores do Brasil.

Colabore você também!

Nesta terceira edição da Campanha Saca do Bem, já foram arrecadadas mais de 4.000 sacas de grãos. Quanto mais pessoas colaborarem, maior será o número de pacientes que poderão receber o tratamento com profissionais especializados e equipamentos de última geração para combater o câncer. Cooperados da Cocari de toda a região estão contribuindo para ajudar a salvar vidas e você também pode fazer a sua parte, doando uma ou mais sacas de grãos ou qualquer valor em dinheiro. Procure a unidade da Cocari mais próxima e junte-se à Campanha Saca do Bem.

 

Redação Cocari, com informações do HCL

Outras notícias