COCARI: Rally da Soja promove capacitação técnica e integração com produtores do Paraná

 COCARI: Rally da Soja promove capacitação técnica e integração com produtores do Paraná

DCIM100MEDIADJI_0622.JPG

Com o objetivo de integrar, de forma dinâmica e inovadora, os consultores técnicos e produtores rurais no Paraná sobre os mais recentes conhecimentos da tecnologia Basf, a cooperativa promoveu, junto a essa empresa parceira, o Rally da Soja 2021. O evento foi realizado em duas etapas neste mês de dezembro: no dia 10, em Faxinal-PR, e na última quarta-feira (15), em Ponta Grossa-PR. Percorrendo um trajeto com quatro estações, consultores e agricultores puderam adquirir informações sobre tecnologias de herbicidas, inseticidas, fungicidas e tratamento industrial de sementes.

O evento foi feito na modalidade rally de regularidade, onde há um trajeto pré-definido, uma média de velocidade a ser respeitada e horários marcados para a chegada em cada estação. Nesse formato de competição, tanto os atrasos quanto os adiantamentos são penalizados. Cada dupla foi formada por um motorista e um navegador, de modo que só este último tinha acesso aos dados do percurso. Ao final, venceram a prova as duplas com maior índice de regularidade.

Na primeira etapa, em Faxinal, a equipe de colaboradores se organizou em 28 duplas. Na segunda etapa, em Ponta Grossa, foram convidados cooperados para participar do evento junto aos consultores técnicos, totalizando 24 duplas.

Para orientar os participantes, o evento contou com a empresa de assessoria esportiva Chronus, que conduziu o rally com expertise e segurança. Os veículos utilizados pelos consultores técnicos da Cocari foram os mesmos que os colaboradores operam nos atendimentos rotineiros.

Além de promover o aprendizado técnico com os produtos Basf, a corrida foi realizada de modo a desenvolver as habilidades de gestão, estratégia, espírito de equipe, comprometimento, assiduidade e controle emocional. Na última estação de cada etapa, foram premiados os três primeiros colocados com uma caixa de som JBL e todos os presentes participaram da confraternização ao final do rally.

O evento foi idealizado pelo representante técnico de vendas da Basf, Bruno Vieira Maciel, juntamente com o gerente técnico da Cocari no Paraná, Marcelo Meneguim, acompanhado pelo supervisor de Agrotecnologia da cooperativa, Maycon Giro dos Santos, pelo especialista em Nutrição Vegetal, Maicon Rosário, e pela analista administrativa, Franciele Tonetto Ribeiro Viana. “Recebi todo o apoio da equipe da Cocari para implementar a organização do evento. Nosso objetivo foi apresentar as soluções da Basf e trocar conhecimentos com os profissionais da Cocari e, nesse sentido, o evento foi um sucesso”, destacou o representante da empresa parceira.

O gerente regional da Cocari nos Campos Gerais, Vanilton De Nez Pereira, recebeu os colaboradores da cooperativa, produtores convidados e equipe da Basf. “Agradeço ao sr. Aroldo Marochi, renomado pesquisador na área de agronomia, que cedeu este espaço em Ponta Grossa para que o evento fosse possível. É uma honra, pois toda a equipe da Cocari respeita o seu trabalho. Gostaria de dizer que é uma satisfação muito grande reunir os cooperados da Cocari, gerentes das unidades, consultores e a equipe da Basf para esse evento de aprendizado, desenvolvimento e também de descontração. Temos buscado a cada dia trazer soluções e inovação e acompanhar o ritmo dessa região, que é muito desenvolvida e tecnificada, e nossa atuação acontece no sentido de impulsionar as atividades agrícolas que vocês desenvolvem com tanto êxito”, disse.

O engenheiro agrônomo Maycon Jefferson Broto, da unidade de Itambé-PR, falou sobre a experiência. “A partir dessa oportunidade, pudemos sentir que precisamos confiar muito um no outro e essa necessidade nos remete ao trabalho na unidade com os demais colaboradores. Além disso, o enfrentamento dos obstáculos desse rally também nos lembra de que imprevistos acontecem na rotina de trabalho e eles devem ser igualmente superados para, em seguida, recuperarmos o tempo perdido”, disse.

Marcos Felipe Moretto e Fabiana Guides Bocardo, engenheiros agrônomos da Cocari na unidade de Cruzmaltina-PR, também aprenderam com a dinâmica. “A contribuição entre a dupla nos possibilitou ultrapassar os obstáculos com maior eficiência. Ainda que o motorista dirigisse bem, sem as informações do navegador, não poderia completar o trajeto. Foi uma experiência muito representativa sobre a importância do trabalho em equipe”, destacou Moretto. “Foi essencial manter a calma e respeitar o tempo do parceiro para alcançar sucesso na atividade”, completou Bocardo.

Os campeões do Rally da Soja 2021 foram:

Primeira etapa – Faxinal

1º LUGAR:

Ana Paula Oleinik (engenheira agrônoma na unidade de Faxinal)

Mauricio Mostachio (técnico agrícola na unidade de Faxinal)

2º LUGAR:

Adilson de Oliveira Botelho Sena Junior (técnico agrícola no Centro Tecnológico Cocari)

Vinicius Geraldo da Silva Ferreira (técnico agrícola no Centro Tecnológico Cocari)

3º LUGAR:

Valter Mateus Bruschi (engenheiro agrônomo na unidade de São Luiz)

Rodrigo Valentini Rombaldi (engenheiro agrônomo na unidade de Aquidaban)

Segunda etapa – Ponta Grossa

1º LUGAR:

Raul Sérgio Gasparelo (cooperado em Imbituva)

William Tsuneto (cooperado em Ponta Grossa)

2º LUGAR:

Mario Chuwer (engenheiro agrônomo na unidade de Ivaí)

Eduardo Mendes (cooperado em Ivaí)

3º LUGAR:

Murilo Alex Dalzoto (cooperado em Imbituva)

Giovanny Grochoski (cooperado em Ivaí)

A Cocari investe continuamente em tecnologia e inovação e, juntamente às empresas parceiras, trabalha com o propósito de agregar importantes conhecimentos à equipe técnica e produtores rurais para desenvolver o agronegócio de forma eficaz e inteligente.

Confira a cobertura em vídeo deste evento:

Etapa de Faxinal-PR, na Região do Vale do Ivaí: https://www.youtube.com/watch?v=Fvna7_jlvLA

Etapa de Ponta Grossa-PR, na Região dos Campos Gerais: https://www.youtube.com/watch?v=Jlj1EHZ3Xck

(Imprensa Cocari)

Outras notícias