COCARI – Mês das mulheres, o protagonismo feminino no Agro

 COCARI – Mês das mulheres, o protagonismo feminino no Agro

Neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Cocari inicia a série especial “Acredite na sua Força”. A série tem como protagonistas as cooperadas, esposas e filhas de cooperados, conselheira e colaboradoras, representando assim todas as mulheres. Elas contam sobre a força e a atuação feminina na cooperativa e no agronegócio.

São 4 episódios veiculados no mês da mulher, com depoimentos neste Informativo e no formato de vídeo em nosso canal do Youtube.

Parabenizamos as mulheres pelo seu dia!

Confira o primeiro episódio:

Com 24 anos de Cocari, Marcia Cristina de Lira assume um cargo de liderança, a gerência da unidade de Marialva (PR), onde está há cinco meses.

“Sinto orgulho e satisfação por estar em uma cooperativa referência na nossa região. Me sinto honrada em assumir o cargo de gerência, em um entreposto do porte de Marialva, onde os cooperados sempre confiaram no meu trabalho. A alegria em gerenciar é do tamanho da responsabilidade: enorme! Me sinto valorizada enquanto mulher que atua na cooperativa. Atualmente, a mulher está se fortalecendo no Agro e sendo cada vez mais valorizada e respeitada. Sempre estive nesse meio, cresci acompanhando meu pai na produção de algodão e depois na granja de frango, onde eu trabalhava no corte. Quando tive oportunidade de fazer parte da Cocari, não pensei duas vezes. Percebo que, quando as mulheres têm conhecimento sobre o assunto, assumem o protagonismo na condução dos trabalhos. Temos muito a contribuir, o desafio é estar sempre se atualizando, principalmente na parte de tecnologia e inovação. A mulher é parte fundamental no Agro tanto no trabalho a campo quanto no gerenciamento dos negócios e elas estão cada vez mais envolvidas nas tomadas de decisão”.

Consultora do DETEC na unidade de Marumbi (PR), Regina Spadin está na Cocari desde 2013 e, em agosto, completa o terceiro ano de atuação na área.

“Me sinto muito feliz e realizada, a Cocari sempre me deu oportunidade de crescimento dentro da empresa e, a cada dia, mostra mais valorização às mulheres do Agro. Enquanto mulheres, sabemos o quanto é difícil ingressar nesta área, mesmo atualmente ainda existe muita rejeição, inclusive de algumas empresas, diferentemente da Cocari, que vem aumentando o seu quadro de colaboradoras neste ramo. Venho de uma família que é da agricultura, então desde pequena tive esse espelho dentro de casa. No passado, a agronomia foi uma área em que havia apenas homens trabalhando e onde, gradativamente, as mulheres começaram a ingressar. Somos capazes e estamos mostrando isso a campo e na prática. As mulheres estão contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio, pois têm uma visão mais detalhada e estratégica, um olhar diferente”.

A consultora do DETEC em Cruzmaltina (PR), Fabiana Guides Bocardo, atua na área há 18 anos e está na cooperativa há seis.

“Sinto que sou valorizada como profissional e tenho oportunidades de crescimento na Cocari. É uma satisfação exercer minha profissão com excelência e receber apoio. Um dos pontos que me deixam motivada a trabalhar na cooperativa é que não tenho problemas com preconceito ou desvalorização por ser mulher, tenho meu lugar ao sol. Ingressei na área um por pouco de influência familiar e pelo sentimento de liberdade que ela traz, não me deixando presa a um escritório e me dando autonomia para desenvolver meu trabalho. A mulher no Agro, como em todos os outros setores, mostrou seu lugar, sua capacidade e sensibilidade e tem assumido papéis de liderança exatamente por isso”.

Estefania de Lima Dutra Gomes, consultora do DETEC em Silvânia (GO), atua na área há dez anos e está há quase três na Cocari.

“Me sinto superfeliz e motivada, pois sou reconhecida pelo meu esforço na cooperativa. Não sou filha de produtores, mas a minha região, o sudoeste goiano, assim como o Brasil, respira agricultura e eu vi neste meio uma oportunidade de melhoria de vida. Também escolhi essa área por amor à natureza, para trabalhar ao ar livre e porque aprecio o trabalho com pessoas. Para mim, o principal desafio é conciliar os papéis de mulher, mãe, dona de casa e agrônoma”.

A Cocari acredita no potencial das mulheres e reconhece a contribuição feminina no Agro, um lugar onde há espaço para todos que trabalham com empenho, buscando os melhores resultados.

Redação Cocari

 

Outras notícias