CastraPet atenderá bairros de Marilândia do Sul

 CastraPet atenderá bairros de Marilândia do Sul

A prefeitura de Marilândia do Sul divulgou nas redes sociais algumas informações e orientações de pré e pós operatórios do programa CastraPet que atenderá em São José e Nova Amoreira nesta terça-feira, dia 17.

ORIENTAÇÕES PRÉ E PÓS-OPERATÓRIAS
Quando o animal é submetido a um procedimento anestésico-cirúrgico é importante seguir corretamente estas orientações:
– Leve o seu protocolo de agendamento;
– Leve seus documentos pessoais e a carteira de vacinação do seu animal. É importante que seu animal esteja com as vacinas em dia.
– Para ser submetido à cirurgia, o animal deve estar em jejum alimentar de no mínimo 06 horas e no máximo de 08 horas, e com pelo menos 04 horas sem beber água. Ex: se o animal for passar pelo procedimento no período da manhã ele deve ser alimentado pela última vez às 00:00hs, se o animal for passar pelo procedimento no período da tarde ele deve ser alimentado pela última vez as 6:00 da manhã. É importante ver o seu animal se alimentando nos horários recomendados antes de retirar a comida, pois jejum incorreto (jejum muito curto ou jejum muito longo) acarreta na inaptidão para a cirurgia. Por isso, esteja atento ao horário de realização da cirurgia.

– Dê banho no seu animal um dia antes da cirurgia, preferencialmente com sabonete ou shampoo.
– O animal deve ser levado ao local de castração de forma segura, com guia e coleira ou caixa de transporte, de tamanho compatível e que permita ventilação adequada. Se necessário, coloque focinheira.

– Evite transportar mais de um animal em uma mesma caixa.
– Mantenha o animal em local arejado até o início do procedimento; é expressamente proibido manter os animais no interior de veículos.
– O animal passará por uma avaliação clínica antes de ser submetido à anestesia, e caso seja considerado inapto, a cirurgia não será realizada.
– Durante o procedimento, permaneça no local da castração. Apesar da cirurgia ser rápida, seu animal permanecerá sob observação pós-cirúrgica por algum tempo.
– Você receberá a medicação pós-operatória e as orientações para administrá-la.
– É importante saber que:
a) Após o retorno da anestesia, os animais podem ficar confusos e não reconhecer seus donos. Portanto, tenha cuidado ao manipulá-lo para evitar mordidas involuntárias. Evite manipulações desnecessárias, porém nunca o deixe sem supervisão até que seu comportamento volte ao normal.
b) Durante a recuperação anestésica, seu animal pode apresentar o andar descoordenado. Por isso mantenha-o em local baixo, evitando o risco de quedas. Um ambiente sem muitos estímulos auditivos e visuais também contribui para um retorno anestésico tranquilo.
c) Mantenha-o aquecido. Para isso, sugerimos levar um cobertor ou manta para que o aquecimento seja mantido durante o transporte para casa.
d) Alimentos e água podem ser dados logo que seu animal se levantar, desde que ele os procure. Nunca force água, alimento e/ou medicamento imediatamente após a cirurgia, pois ele pode engasgar.
– Não permita que seu animal lamba a ferida cirúrgica. Para tanto mantenha-o com o colar elisabetano ou com a malha de proteção até a retirada dos pontos.
– É importante limpar a ferida diariamente com água e sabão. Podem usar antisséptico na ferida.

Outras notícias