Capitania Fluvial do Rio Paraná Completa 81 anos

 Capitania Fluvial do Rio Paraná Completa 81 anos

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) completouseu 81º aniversário de criação e realizando uma cerimônia na praça da Marinha nessa segunda-feira, 22 de novembro.

A CFRP tem atuado diuturnamente para que o desenvolvimento da região oeste do Paraná ocorra atado à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nos rios e lagos e à prevenção da poluição hídrica, por intermédio de uma intensa capacitação de pessoal e buscando sempre a inovação.

Atualmente, a Capitania é responsável pelo Ensino Profissional Marítimo na região contabilizando mais de 3.000 Aquaviários registrados, mais de 15.000 embarcações inscritas, e mais de 20.000 Amadores, assim como é responsável pela formação de Reservistas Navais.

A interação com as demais Forças nas operações interagências ao longo desses anos permitiu, também, a atuação coordenada na repressão aos crimese delitos transfronteiriços e ambientais; assim como em operações conjuntas, Operação Ágata, contando com o importante apoio do Exército Brasileiro, por intermédio do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada; da Força Aérea Brasileira, por meio do Destacamento de Controle do Tráfego Aéreo de Foz do Iguaçu. Nas atividades interagências, contou-se com a participação da Polícia Federal e seu Núcleo de Polícia Náutica, Polícia Rodoviária Federal, INFRAERO, Polícia Militar do Paraná, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná, Guarda Municipal de Foz do Iguaçu e Foztrans.

Na ocasião, novos Amigos da Capitania de foram condecorados, recebendo um diploma, que destina-se a agraciar, tanto instituições como pessoas físicas que, mercê da colaboração e participação espontânea e desinteressada prestada junto a Capitania, contribuam positivamente para a formação de uma necessária mentalidade marítima no seio da comunidade, que ocupa sua imensa área de jurisdição.

A Capitania, localizada à Rua Barão do Rio Branco, número 170 no centro de Foz do Iguaçu, conta atualmente com um efetivo de 119 militares. Mais informações sobre as atividades da Capitania podem ser obtidas na página www.marinha.mil.br/cfrp.

Outras notícias