Campanha de doação de sangue é realizada em Faxinal
O Rotary Club de Faxinal promoveu mais uma campanha de doação de sangue em prol ao Hemonúcleo, de Apucarana. A ação, que contribuiu para reabastecer os estoques do Hemonúcleo Regional que atende parte da rede pública de bancos de sangue do Estado do Paraná, aconteceu nesta terça-feira, 15, na sede do clube de serviços. Foram coletadas 57 bolsas, sendo que 62 pessoas compareceram para doar sangue, mas, algumas não estavam aptas para doação.
Conforme a organização, foram distribuídas 62 senhas. Para fazer a triagem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto recente. A realização da campanha é Rotary Club de Faxinal em parceria com o Hemonúcleo de Apucarana e apoio da Prefeitura e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Quem pode doar?
Podem doar pessoas de 18 e 65 anos que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde. É recomendado não estar em jejum (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a coleta de sangue) e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis.
Restrições
Há restrição para quem está tomando medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios; teve resfriado há menos de sete dias; tomou vacinas há menos de 30 dias; frequentou regiões endêmicas de Malária há menos de 180 dias; fez tatuagem há menos de um ano; além de mulheres lactantes ou que tiveram parto normal ou cesariana há menos de 90 e 180 dias, respectivamente.
A doação de sangue é vetada para pessoas que sofreram convulsões após os dois anos; contraíram qualquer tipo de hepatite após os 11 anos; foram submetidas a transplante de órgãos ou de medula; façam uso de drogas injetáveis; além de pacientes com Malária, Doença de Chagas, Sífilis, Aids/HIV e doenças associadas ao vírus HTLV, tipos I e II; entre outros casos.