Câmara de Grandes Rios aprova em 2ª votação o 13º salário do legislativo municipal

 Câmara de Grandes Rios aprova em 2ª votação o 13º salário do legislativo municipal

Em Grandes Rios, a cidade não comenta outro assunto, a não ser uma projeto de lei, que foi aprovado em segunda votação na noite de hoje (25) que cria o Décimo Terceiro Salário do Legislativo Municipal. A ideia era que a proposta entrasse em vigor, imediatamente, ou, em 2023, mas o jurídico alertou que tem que ficar para a próxima legislatura, e, caso seja aprovada nos demais turnos, também beneficia o vice- prefeito e o prefeito municipal.

O presidente da Câmara atual, Paulo Sérgio Ferreira Machado, o “Paulinho Jacaré”, que declarou ser a favor da proposta, apesar de não necessitar do seu voto, recebe um salário bruto de R$3.146,85 por mês para trabalhar uma vez por semana em sessões com tempo indeterminado, ou seja, cerca de uma hora e meia.
Os demais vereadores (oito), recebem salário bruto de R$2.680,65. Portanto, a folha extra do décimo terceiro, seria um gasto a mais de 25.592,05. Como também vale para o prefeito e vice-prefeito, com salários, em média, 9 mil e 3 mil reais, o valor total será de, aproximadamente, 40 mil reais, tudo financiado com os impostos do cidadão.
“Isso é uma falta de vergonha. Achamos que eles já ganham muito e ainda querem ganhar mais. Pois, ao subir no palanque e pedir votos, em 2020, não falaram desta proposta para o cidadão, só agora surgiram com esta palhaçada”, disse um morador, que alertou a nossa reportagem. Há vereadores que justificaram que o Décimo Terceiro é legal e não há o que se discutir.
MATÉRIA RECENTE DIVULGADA PELO REPÓRTER DO VALE

A proposta é da própria casa de leis, ou seja, assinada por sete vereadores e o atual presidente que apesar de não assinar, afirma ser a favor da iniciativa que está dentro da lei e por ser um direito dos vereadores.

“É um projeto legal, por isso apesar de não votar, sou a favor dos companheiros e vale ressaltar que diversos municípios da região, também já fizeram a aprovação dessa mesma proposta. O vereador é o principal elo com o povo e o salário na maioria das vezes, não sobra pra poder colaborar com algumas iniciativas” disse o presidente da câmara Paulo Sérgio, conhecido como “Jacaré” por telefone ao repórter Wellyngton Jhonis.

ACOMPANHE NA ÍNTEGRA A SESSÃO NO LINK DE VÍDEO

“Vale lembrar que essa proposta do vai estar valendo a partir de 2025 e precisa passar pela segunda votação. Outro detalhe é que o prefeito e o vice-prefeito também estão nesse mesmo projeto” disse Jacaré.

Paulo Sérgio lembrou ainda que o salário do chefe do executivo em Grandes Rios de uma forma geral, deve passar por revisão nos próximos dias, haja visto, que a cidade chega enfrentar problemas na contratação até de médicos por conta do subsídio não poder ser maior que o do profissional que passa a ser contratado.

Por telefone nossa reportagem conversou com o vereador Ambrósio Casagrande Júnior: “entendo o projeto estar dentro da lei, ou seja, ser legal, mas no meu ponto de vista é imoral, pelo tamanho da nossa cidade e por ter outras demandas na qual esse valor ou investimento pode ser realizado. Afinal estamos lidando com o dinheiro do povo” disse o Ambrósio ao repórter Wellyngton Jhonis .

“Esse projeto era previsto pra 2023, mas como a lei observa que dessa forma, poderia caracterizar uma forma de legislar em causa própria, foi modificado para o ano de 2025, ou seja, na próxima legislatura” disse o parlamentar que foi contra o projeto.

Outras notícias